Instalação de Júlio Toledo destaca a vocação da cidade para as árvores e jardins floridos

'Sinfonia para uma Cidade Jardim' entra em cartaz neste domingo e vai até o dia 15 de julho

por Fernanda Machado 15/06/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Arquivo Pessoal
Arquiteto Júlio Toledo:olhar atento aos ipês da capital (foto: Arquivo Pessoal)
'Sinfonia para uma Cidade Jardim' é o título da instalação do fotógrafo Júlio Toledo que vai ser apresentada a partir deste domingo, às 10h, no segundo andar do Prédio Verde, da Praça da Liberdade. O trabalho, vencedor do prêmio Concurso Cultural 2014, fica no local durante um mês. Trata-se de projeções de fotos e vídeos, em quatro telas, de imagens da natureza, sobretudo ipês, em obra alusiva ao epíteto de Belo Horizonte: Cidade Jardim.

“É um passeio por Belo Horizonte. Descobrindo cantos que ninguém percebeu, percorrendo a cidade da madrugada até a noite”, conta Júlio Toledo. Vão ser mostradas mais de 200 imagens de árvores e florações, em contexto de “alguma arquitetura especial”, como define o artista. O material é resultado de sete anos de dedicação metódica ao tema, inicialmente realizado em película e depois digitalizado. A projeção em múltiplas telas foi concebida pela Voltz Design.

“Sinto que minha missão é trazer a beleza de Belo Horizonte para quem não tem tempo de observar a cidade”, observa Júlio Toledo. Ele é engenheiro civil e estudou fotografia na Escola Guignard. Mudou-se para São Paulo, onde participou do Núcleo de Formação Permanente em Linguagem Fotográfica e da oficina The Mirroed Image, com o fotógrafo Owen Butller, do New York Institute of Fine Arts.

De volta a Belo Horizonte, Júlio coordenou várias oficinas de iniciação fotográfica, de educação patrimonial e, recentemente, a oficina Fotografia e paisagem, voltada para os alunos de arquitetura e design na UFMG. O projeto BH Cidade Jardim e a coleção de cartões-postais Ipês renderam a ele o prêmio Gentileza Urbana do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Regional Minas Gerais (IAB/MG). Além da fotografia, Júlio é produtor cultural e desenvolve ações voltadas par a documentação cultural, arquitetura, patrimônio material e imaterial.

Sinfonia para uma Cidade Jardim

Fotos e vídeos de Júlio Toledo. Abertura neste domingo, às 10h, no segundo andar do Prédio Verde, Circuito Cultural Praça da Liberdade. De terça a domingo, das 10h às 18h; quinta-feira, das 10h às 21h. Entrada franca. Até 15 de julho.

MAIS SOBRE E-MAIS