Conceituado escritor português, José Luís Peixoto conversa com o público na UFMG

O romancista, que já participou por duas vezes do Fórum das Letras, em Ouro Preto, mantém contato com amigos e escritores mineiros desde 2003

07/06/2014 10:35

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Gonçalo Lobo Pinheiro/Divulgação
(foto: Gonçalo Lobo Pinheiro/Divulgação)
Um dos mais conceituados escritores da literatura portuguesa atual, José Luís Peixoto está neste sábado em Belo Horizonte para conversar com o público e autografar seus livros, dentro da programação da Festa Portuguesa. O bate-papo terá mediação de André de Mello Bandeira, cônsul de Portugal na capital mineira. “Irei também fazer uma palestra na UFMG e nessas duas ocasiões terei oportunidade de apresentar minha obra, ler alguns textos e falar da literatura portuguesa que está sendo feita por autores da minha geração”, diz Peixoto. Também poeta e dramaturgo, o escritor nasceu em Galveias, Ponte do Sor, em 1974.

O romancista, que já participou por duas vezes do Fórum das Letras, em Ouro Preto, mantém contato com amigos e escritores mineiros desde 2003. Conhecedor da literatura feita no estado, ele já integrou antologia organizada por Wilmar Silva em Belo Horizonte e se mantém atualizado com o que tem sido feito pela nova geração de escritores mineiros. “Por isso minha expectativa acerca dos encontros em BH é alta”, afirma.

Com vários livros publicados no Brasil, o escritor é detentor de prêmios literários importantes, entre eles o José Saramago, em 2001, com o romance Nenhum olhar; e o Prêmio da Sociedade Portuguesa de Autores, com o volume de poemas A criança em ruínas. Já com Cemitério de pianos foi agraciado com o Prêmio Cálamo Otra Miranda, como melhor romance estrangeiro lançado na Espanha em 2007. O mesmo livro foi um dos finalistas do Prêmio Portugal Telecom, no Brasil. Com Dentro do segredo, uma viagem na Coreia do Norte, seu livro mais recente, ele fez sua primeira experiência na literatura de viagens.

No encontro em Belo Horizonte José Luís Peixoto vai falar sobre o atual momento da literatura portuguesa e da sua relação com o Brasil.

Festa portuguesa
Bate-papo e sessão de autógrafos com José Luís Peixoto, neste sábado, 7 de junho,  das 11h15 às 12h30 e das 14h às 16h, na Praça Marília de Dirceu, Lourdes. Entrada franca (com opção de doação de roupas de frio). Informações: (31) 3213-1557.

MAIS SOBRE E-MAIS