Exposição no Cine Theatro Brasil conta a história do futebol no país

Em clima de Copa do Mundo, mostra apresenta o esporte desde o século 19 até a transformação em paixão nacional

por Ana Clara Brant 05/06/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jair Amaral/EM/D. A Press
(foto: Jair Amaral/EM/D. A Press)
O clima da Copa já invadiu a cidade e, faltando poucos dias para a bola rolar nos principais estádios do país, inclusive no Mineirão, uma grande exposição sobre futebol entra em cartaz amanhã, em Belo Horizonte. País bom de bola – Futebol e identidade cultural vai ocupar dois andares do Cine Theatro Brasil Vallourec. O grande diferencial da mostra, segundo o curador Thiago Costa, que também é coordenador do Museu do Futebol Brasileiro, localizado no Mineirão, é que ela conta a história do futebol no Brasil. “Há outras exposições sobre o tema na capital, mas nessa, principalmente para quem vier de fora, o interessante é poder acompanhar toda a trajetória do esporte no país: a chegada no fim do século 19, a formação dos times e como ele se transforma no esporte que se confunde com a identidade cultural do país”, destaca.

 A exposição traz narrativas construídas sobre os personagens do jogo, como jogadores, técnicos, cartolas, torcedores e outros, passando pelos times e as rivalidades, chegando até a pátria de chuteiras, personificada na Seleção Brasileira. Um dos destaques é que há objetos e camisas não só dos principais times de Minas como América, Atlético, Cruzeiro e Villa Nova, como também de equipes do Oiapoque ao Chuí.

Outro ponto alto é a parte dedicada à Seleção Canarinho. “E não lembramos apenas o Brasil que se sagrou campeão, mas também o que foi derrotado, caso dos times de 1950, 1982 e 1998. E, claro, há espaço para os times vitoriosos, com direito a camisas autografadas de parte do elenco que foi penta em 2002, por exemplo”, conta Thiago Costa.

A interatividade também se fará presente em salas onde os visitantes poderão se divertir com o futebol de botão e o totó. “Ainda teremos um túnel do tempo, que será ilustrado com matérias sobre futebol publicadas no jornal Estado de Minas, além da exibição de filmes, animações, lançamentos de livros, bate-papos com autores. E em textos informativos em português, inglês e espanhol. Tudo para mostrar o futebol como elemento de nossa identidade cultural”, resume.

A exposição fica em cartaz até o dia 31 de julho.

Debate O Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol, único da América Latina dedicado à promoção e exibição de filmes sobre a temática, também está com programação voltada para a paixão nacional, no Museu das Minas e do Metal. Esta semana, o Espaço de Convivência do Museu servirá de cenário para o ‘‘bate-bola’’, debate com especialistas que discutirão temas ligados ao futebol. Hoje, às 19h, os convidados debaterão sobre Ronaldinho Gaúcho, um dos homenageados dessa edição do festival, que terá a participação da jornalista especializada em esportes Sônia Mineiro e do assessor de comunicação do Atlético, Domênico Bhering. Já no domingo, o tema discutido será o Mineirão, seguido de lançamento de livro homônimo, de Tião Martins. Entrada franca.

Além dos debates, o Cinefoot está com exposição até 13 de julho, com objetos do Museu Brasileiro de Futebol, cedidos pelo Minas Arena, e parte do acervo da Ademg, caso do hall da fama, com as pegadas de atletas como Pelé, Ronaldo Fenômeno, Sorín, Dadá Maravilha, Buglê (primeiro jogador a fazer gol no Mineirão), Euler e Djalma Santos. O destaque fica para a videoinstalação Cinefoot Mineirão: Concreto, aço e alma, que terá dois ambientes de projeções.

• O que ver

» CINEFOOT
Debate sobre Ronaldinho Gaúcho. Nesta quinta-feira, às 19h, na Praça de Convivência, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade s/nº). Convidados: Sônia Mineiro e Domênico Bhering. Entrada franca. No mesmo local, mostra com acervo da Ademg, da Minas Arena/ Museu Brasileiro do Futebol e videoinstalação. Até 13 e julho. De terça a domingo, das 12 às 18h; quinta-feira, das 12h às 22h. Informações: (31) 3516-7200.

» PAÍS BOM DE BOLA – FUTEBOL E IDENTIDADE CULTURAL
Mostra no Cine Theatro Brasil Vallourec, 5º e 6º andares (Praça Sete, Centro, Belo Horizonte). Até 31 julho, de terça a sábado, das 10h às 21h; domingos, das 14h às 20h. Não funcionará em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Exibição de filmes: Teatro de Câmara. Informações (31) 3201-5211. Classificação livre. Entrada franca.

MAIS SOBRE E-MAIS