Réplica da orelha de Van Gogh feita com células vivas é exposta na Alemanha

As células se associaram a componentes técnicos dando lugar a uma "obra de arte viva"

por AFP - Agence France-Presse 04/06/2014 16:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AFP / Thomas Kienzle
Mulher olha na réplica viva da famosa orelha decepada do pintor holandês Vincent van Gogh, em Karlsruhe, na Alemanha (foto: AFP / Thomas Kienzle)
Berlim - Um museu alemão informou nesta quarta-feira, 4, que está em exposição uma réplica da orelha cortada de Vincent Van Gogh, fabricada, entre outras coisas, com cartilagem de um descendente do irmão do pintor holandês. "A orelha foi criada com tecidos de cartilagem e tem a mesma forma que a de Van Gogh", declarou Dominika Szope, porta-voz do Centro para a Arte e os Meios de Comunicação ZKM de Karlsruhe (oeste da Alemanha).

A equipe da artista holandesa Diemut Strebe, que ajudou os cientistas, usou células da cartilagem de um tataraneto de Theo Van Gogh, irmão doi célebre pintor. As células vivas se associaram a componentes técnicos dando lugar a uma "obra de arte viva". A réplica da orelha ficará exposta em Karlsruhe até 6 de julho e depois irá para Nova York, em 2015.

Van Gogh (1853-1890) foi uma das maiores figuras do pós-impressionismo, apesar de jamais ter gozado de reconhecimento em vida. Seu irmão Theo o apoio financeiramente durante seus dez anos de carreira artística, iniciada tardiamente aos 27 anos,. Em 1888, durante um ataque de loucura, Van Gogh cortou uma de suas orelhas. Seu amigo e também pintor Paul Gauguin estava presente nesse momento.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS