Original de Tintim é vendido por 2,5 milhões de euros e bate recorde em leilão

Valor adquirido por página dupla feita pelo artista belga é recorde mundial para histórias em quadrinhos

por AFP 24/05/2014 16:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Artcurial / Divulgação
Página desenhada à mão por Hergé apresenta Tintim e o cãozinho Milu em diferentes representações (foto: Artcurial / Divulgação)
Um original do Tintim desenhado por Hergé em 1937 marcou um novo recorde mundial para uma história em quadrinhos, ao ser vendido por 2,5 milhões de euros (cerca de US$ 3,4 milhões), em um leilão em Paris. Dedicado ao desenhista belga, o leilão foi realizado pela casa Artcurial.

Esse lote número 1, avaliado inicialmente entre 700 mil e 900 mil euros, é uma página dupla feita com nanquim destinada à folha de rosto para os álbuns de Tintim publicados entre 1937 e 1958. O recorde anterior também era de um outro Hergé, a famosa capa de 'Tintin en Amérique' (Tintim na América), de 1932, e vendida por 1,3 milhão de euros (cerca de US$ 1,7 milhão) em junho de 2012, pela mesma casa de leilões.

Nas folhas leiloadas neste sábado, o desenhista belga representou Tintim e seu cão Milu em 34 situações diferentes ligadas a um momento importante de alguns dos álbuns - do 'Lotus bleu' ao 'L'Oreille cassée'.

O famoso repórter aparece vestido de vaqueiro, de explorador, com uma armadura de cavaleiro, montado a cavalo, no deserto, ou de avião, entre outras situações. O leilão deste sábado também conta com outros desenhos excepcionais, como a capa em nanquim de 'L'île noire' (1942), avaliada entre 600 mil e 800 mil euros, assim como sua coloração em guache, estimada entre 70 mil e 90 mil euros, acrescentou Artcurial.

MAIS SOBRE E-MAIS