Festival Tiradentes em Cena homenageia cia Ponto de Partida

Mostra de teatro ainda leva espetáculos para a praça

por Carolina Braga 16/05/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Tiradentes em cena/Divulgação
Suzana Nascimento estrela 'Calango deu', espetáculo de abertura do festival (foto: Tiradentes em cena/Divulgação )
A vocação de Tiradentes para cenário de festivais é fato em expansão. Agora é a vez do caçula entre os eventos da cidade dar o ar da graça, com a segunda edição do Tiradentes em cena, dedicado às artes cênicas. Como ainda o festival está em busca de sua identidade, há um pouco de tudo na programação: musicais para grandes públicos, performances intimistas, estreias nacionais e até stand-up comedy.


O Tiradentes em cena foi idealizado e é coordenado pela jornalista Aline Garcia. Natural de Tiradentes, ela morou 12 anos no Rio de Janeiro. Talvez por isso, o sotaque carioca sobressaia na programação. Embora a arrancada seja neste fim de semana, as grandes apostas do festival estão marcadas para o encerramento. São elas a estreia de Matheus Nachtergaele como diretor, em 'O país do desejo do coração', do poeta irlandês William Butler Yeats, em montagem do grupo Entre & Vista, de Tiradentes; e apresentação de Bibi Ferreira na praça da cidade, sob a direção de João Falcão e acompanhada pela Orquestra de São João Del Rey. Ambas serão apresentadas no dia 24.

“Essa integração entre artistas de Tiradentes e essa pulsação de quem vem de fora é o maior ganho”, comenta Aline Garcia. Segundo ela, a principal novidade deste ano é a aposta no palco montado na praça, por onde passarão principalmente os musicais. Neste fim de semana, por exemplo, serão apresentadas a remontagem de 'Raul fora da lei', protagonizado por Roberto Bomtempo, no sábado, e o espetáculo infantil 'Uma peça como eu gosto', da Cia Histórias pra boi dormir, no domingo. “É uma linguagem que vamos testar”, propõe Aline.

Foi nesse sentido também a escolha do homenageado do evento: o Grupo Ponto de Partida, de Barbacena. “São nossos vizinhos, também têm o foco na música e um amplo diálogo com o público”, justifica a idealizadora. Na abertura desta noite será inaugurada uma exposição sobre a trajetória da companhia dirigida por Regina Bertola. Na quinta-feira, a trupe apresenta 'Travessia', no Teatro Praça.

Como a cidade tem apenas um teatro de palco italiano, o auditório do Centro Cultural Yves Alves, com capacidade para 120 pessoas, espaços alternativos serão ocupados durante a mostra. O Sobrado Aimorés, por exemplo, receberá amanhã o solo de Helena Contente, 'Se faz caminho ao andar'. No domingo, será a vez da atriz mineira Rose Brant contar a história da radialista Adelaide Fontana. Todas as atrações do Tiradentes em cena são gratuitas. Para as apresentações em locais fechados deve-se retirar a senha uma hora antes da sessão.

OFICINAS
Também focado em formação de público, o Tiradentes em cena oferece seis oficinas gratuitas e duas palestras. O ator Roberto Bomtempo será o responsável por programa com foco na interpretação. Já Marcelo Xavier, integrante do grupo Real Fantasia, dará workshop voltado para a capacitação de educadores. As inscrições devem ser feitas pelo site www.tiradentesemcena.com.br.



PROGRAMAÇÃO
Sexta

19h – Abertura da exposição em homenagem ao Ponto de Partida e exibição do vídeo Processo criativo do Coletivo Sem Eira Nem Beira, no Sesi Centro Cultural Yves Alves
21h – Calango deu (MG), com Suzana Nascimento e direção de Isaac Bernat, no Sesi Centro Cultural Yves Alves

Sábado
10h – Bicho do Mato (RJ), grupo Os tapetes contadores de histórias, no Jardim Sesi Centro Cultural Yves Alves
11h – Palhacita vai à praia (BH), com Maria Elisa Campos e Gustavo Camargos, na estação da Maria Fumaça
17h – Se faz caminho ao andar (RJ), com Helena Contente, no Sobrado Aimorés
19h – Eu vi o sol brilhar em toda a sua glória (SP), com João Paulo Lorenzon, no Sesi Centro Cultural Yves Alves
22h – Raul Fora da lei – A história de Raul Seixas (RJ) com Roberto Bomtempo, no Teatro Praça

Domingo
11h – Homem produto (RJ) com Bruno Penna Firme, Clarice Rito, Francisco Ottoni, Laura Becker, Pedro Poncioni, Raphael Gaspar e Tatiana France, na estação da Maria Fumaça
16h – Uma peça como eu gosto (RJ), com Companhia Histórias pra Boi Dormir, no Teatro Praça
20h – Billdog (RJ), direção de Joe Bone e Guilherme Leme, no Sesi Centro Cultural Yves Alves
22h – Acorda amor (BH), com Rose Brant, no Sobrado Aimorés

Tiradentes em cena

De hoje ao dia 24, em Tiradentes. Entrada franca. Programação: www.tiradentesemcena.com.br

MAIS SOBRE E-MAIS