Autodeboche e crítica ao fazer teatral contemporâneo em cartaz no FIT-2014

Os atores Rodrigo Fidelis e Marina Viana se inspiraram em duas cenas curtas para criar o espetáculo 'Pereiras' que estreia nesta segunda no Festival

por Carolina Braga 12/05/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
FIT-BH/divulgação
Rodrigo Fidelis e Marina Viana questionam conceitos que norteiam o fazer teatral (foto: FIT-BH/divulgação)
A irreverência é a característica dos atores Rodrigo Fidelis e Marina Viana. Não é de espantar que, a quatro dias da estreia de 'Pereiras – Festival de ideias brutas ep.01 + Açougue dos Pereiras', eles ainda não soubessem ao certo o que apresentariam no Festival Internacional de Teatro Palco e Rua (FIT-BH). Risco, experimentação e crítica são a praia dessa dupla.


“É um autodeboche mesmo”, antecipa Marina, referindo-se ao espetáculo desta noite. Integrante do coletivo mineiro Primeira Campainha, ela criou a cena curta 'Festival de ideias brutas'. Logo depois, trabalhando com Rodrigo Fidelis, percebeu que o material conversava com 'Açougue dos Pereiras', a cena curta dele apresentada no Galpão Cine Horto. A montagem que estreia no FIT é o mix das duas propostas.

“Não tem mais a boneca em cena, trabalho com os materiais da Marina. Continua todo o cinismo em relação ao teatro contemporâneo, porém menos voltado para o local e mais para os conceitos de teatro”, adianta Fidelis.

A representação teatral e a benevolência do artista ao querer mudar o mundo são alvos de crítica, questões permanentemente trabalhadas pela dupla na sala de ensaio. “As coisas vão mudando, perdendo sentido, e tentamos abrir outras gavetinhas”, completa Viana.

Há quatro anos o mineiro Rodrigo Fidelis está radicado em São Paulo. De 2010 a 2013, ele integrou a equipe do Teatro Oficina, do diretor José Celso Martinez Correa. Recentemente, participou do projeto Casa Laboratório, comandado pelo ator Cacá Carvalho. “É impossível passar pelo Zé e não ter a cabeça feita. Ele influencia muita gente, mas neste momento a presença do Cacá está mais forte. Zé é diretor e o olhar do Cacá é muito específico de ator”, comenta Rodrigo.

Marina Viana apresentará outro espetáculo no FIT-BH, Isso é para dor, ao lado das parceiras do grupo Primeira Campainha. Recentemente, ela integrou o elenco de Sarabanda, adaptação para o teatro do filme de Ingmar Bergman. Grace Passô e Ricardo Alves Jr. dirigiram a peça.

 

PEREIRAS – FESTIVAL DE IDEIAS BRUTAS EP. 01+ AÇOUGUE DOS PEREIRAS


Espaço Ambiente, Rua Grão Pará, 185, Santa Efigênia, (31) 3241-2020. Hoje, às 20h; amanhã, às 20h30. R$ 20 (inteira). Confira na página 4 a programação de hoje do FIT-BH.

 

 

NOVA SAFRA


Fábrica de nuvens, montagem da recente safra de produções teatrais da capital mineira, é outra atração da agenda de hoje do FIT-BH. Daniel Toledo é autor, diretor e um dos intérpretes do texto, revelado durante sessão de leitura promovida pelo projeto Janela de dramaturgia. O espetáculo marca a estreia do Grupo TAZ em festivais de grande porte. Alexandre de Sena, Bianca Fernandes, Glaucia Vandeveld e Marcelo Castro compõem o elenco. Fábrica... ficará em cartaz hoje e amanhã, às 21h15, no Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3.613, Horto). Informações: (31) 3481-5580. Ingressos: R$ 20 (inteira).

 


MAIS SOBRE E-MAIS