Jornalista e escritora Eliane Brum autografa livro em BH

'Meus desacontecimentos', nova obra da autora, volta no universo da infância para explicar fatos que seguem por toda a vida

por Carlos Herculano Lopes 12/05/2014 08:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Lilo Clareto/divulgação
Eliane Brum autografa seu novo livro em BH (foto: Lilo Clareto/divulgação)
Um profundo mergulho na infância, com todos os seus encantos e incômodos, que acabam marcando a vida para sempre, mas dão força para seguir adiante. Essa é a tônica de 'Meus desacontecimentos', livro que a premiada jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum lança hoje em Belo Horizonte.

A autora gaúcha conta que a “trajetória acidentada” de seu livro tem dois momentos. Ela começou escrevendo sobre pessoas anônimas, que, com suas delicadezas ou brutalidades, fizeram-na ser o que é, além de traçar uma espécie de geografia amorosa de seus irmãos.

No decorrer do trabalho, há três anos, ela enfrentou a crise com a palavra escrita, enquanto fazia uma reportagem sobre a doença de Chagas, na Bolívia, que depois virou um capítulo do livro Dignidade. Ao se despedir de Sônia, que tinha 11 anos e sofria da doença, a garota a pegou pelos braços e pediu que não a deixasse morrer.

“Ao voltar para São Paulo, caí num buraco fundo e paralisei”, revela Eliane. “Dos desdobramentos dessa crise com as palavras, que nos salva por uns momentos, para em seguida nos lançar novamente no vazio, surgiu Desacontecimentos, percurso no qual me movimento duvidando do que sou, perdendo-me de mim para me encontrar encarnada em outras letras”, afirma ela.

Eliane Brum escreveu um livro corajoso e lúcido, só possível a quem não tem medo de se revelar, mesmo que isso possa provocar dor, sofrimento ou, quem sabe, redenção.
 
 
TRECHO
“Aos poucos percebi que só poderia me colocar diante do outro, de todos os outros, como eu era. Quebrada. Com toda a integridade das minhas fraturas, das quais finalmente fiz um vitral”
Meus desacontecimentos


MEUS DESACONTECIMENTOS
A história da minha vida com as palavras
. De Eliane Brum
. Leya Editora, 143 páginas, R$ 29,90
. Bate-papo com a autora hoje, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro). Informações: (31) 3261-1501.

MAIS SOBRE E-MAIS