Mix Dança traz para BH semana de apresentações e reflexões sobre a arte

Bailarina e coreógrafa Angel Vianna será homenageada na abertura do evento

por Carolina Braga 23/04/2014 08:37

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Acervo Digital Angel Vianna - Memória da Dança/Divulgação
Bailarina e coreógrafa, Angel Vianna é mineira de Belo Horizonte (foto: Acervo Digital Angel Vianna - Memória da Dança/Divulgação)
Angel Vianna é figura incontestável no universo da dança brasileira. Referência de várias gerações. Não por acaso, a história dela foi escolhida para abrir a edição especial 2014 do Mix Dança, evento promovido pelo Sesc MG e que vai além das apresentações artísticas. De hoje até o dia 29, quando será comemorado o Dia da Dança, o centro cultural será ocupado por oficinas, debates e apresentações de vídeos.

O episódio da série de documentários 'Figuras da dança' dedicado a Angel abre a programação, com exibição gratuita no Cine Sesc. Dirigido por Inês Bogéa e Moira, o filme traça um perfil da bailarina e coreógrafa. Durante a semana, também serão exibidos os programas dedicados a Antonio Carlos Cardoso, Ruth Rachou, Ismael Guiser, Cecilia Kerche e a mineira Marilene Martins. “'O Figuras'... é um projeto que cria uma documentação. É uma coisa rara. Conta quem foram essas pessoas que construíram a dança no Brasil e quais foram as contribuições”, explica Cristiane Marques de Oliveira, analista de artes e cultura do Sesc Palladium.

Debates e oficinas

Como o tema é dança e conhecimento, outro destaque será o debate sobre o crescimento na oferta de cursos especializados na área. “Hoje temos 40 cursos universitários. Vamos discutir sobre a constituição deles e sobre o tipo de profissional que está sendo formado”, continua Cristiane. O primeiro debate sobre os avanços e desafios na formação superior será na sexta-feira, com participação de Arnaldo Alvarenga (UFMG), Eleonora Campos da Mota Santos (UFPEL) e Ana Carolina Mundim (UFU). Também estão previstas oficinas com Ivani Santana e um minicurso com Leonel Brum.

Entre as atrações artísticas paralelas ao Mix Dança está 'Retina', o novo balé do Camaleão Grupo de Dança. Com direção de Marjorie Quast, a coreografia tem trilha sonora composta por cinco jovens roqueiros: Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse. Os músicos, que fazem parte da mesma geração dos bailarinos, morreram com 27 anos.

Além de fazer referência à parte do olho, 'Retina' questiona o caos informativo no qual vivemos. “Ficamos questionando este excesso. O cérebro é bombardeado, mas será que conseguimos assimilar esse monte de imagens?”, questiona a diretora geral Marjorie Quast. O espetáculo faz provocações sobre a padronização da juventude. “Será que todo mundo tem que andar com roupa igual, andar da mesma forma?”, continua.

A escolha de Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse tem a ver com o desejo de rompimento. “Esses cinco, de uma forma ou de outra, não deram conta ou se rebelaram contra o sistema”, observa Marjorie. 'Retina' tem coreografia assinada por Jorge Garcia. Nos movimentos, há forte influência das danças de rua, ainda que o grupo formado por Cynthia Reyder, Dewson Santos, Nickolle Abreu, Patrick Vilar, Pedro Lobo, Luciana Lanza e Gladson Oliveira misture referências. “A dança urbana está com muita influência de tudo. Acho que é a visão contemporânea da mixagem das coisas”, conclui. 

Projeto Mix Dança – Especial Mês da Dança
De 23 a 29 de abril. Diversos espaços do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046 – Centro). Informações: (31) 3270-8100. Programação completa no site www.sescmg.com.br

Destaques da programação

» Mostra Figuras da Dança
Hoje – Angel Vianna, às 17h; Antonio Carlos Cardoso, às 20h
Amanhã – Ruth Rachou, às 18h
Sexta – Guiser, às 17h; Cecilia Kerche, às 20h
Cine Sesc Palladium. Entrada franca, com retirada de ingresso duas horas antes da sessão

» Retina com Camaleão Grupo de Dança
Sábado, às 21h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Entrada: 1kg de alimento não perecível ou R$ 10. Retirada de ingresso duas horas antes.

» Guia Improvável para Corpos Mutantes
Domingo, às 16h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Entrada: 1kg de alimento não perecível ou R$ 10. Retirada de ingresso duas horas antes.

MAIS SOBRE E-MAIS