Nova exposição na casa onde João Paulo II nasceu é inaugurada

Mostra modernizada é equipada com inúmeras instalações multimídia

por AFP - Agence France-Presse 08/04/2014 13:18

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
 Janek Swarzynski/AFP
Vista da exposição no Museu Papa João Paulo II, em 7 de abril (foto: Janek Swarzynski/AFP)
Uma nova exposição modernizada e equipada com inúmeras instalações multimídia foi inaugurada nesta segunda-feira (7) em Wadowice (sul da Polônia), terra natal de João Paulo II, que será canonizado em 27 de abril.

Karol Wojtyla nasceu em 18 de maio de 1920, nesta casa, em um apartamento de dois quartos que seus pais alugavam no primeiro andar, com janelas com vista para a Basílica de Nossa Senhora, localizada na praça central da cidade.

O apartamento dos Wojtyla voltou a ter a decoração e o mobiliário antigo. As outras partes da casa convidam o visitante a atravessar as diferentes fases da vida do futuro santo, desde o seu nascimento e infância em Wadowice até sua morte em 2 de abril de 2005, no Vaticano.

Também apresenta muitos objetos pessoais que pertenceram a Karol Wojtyla, mas também a arma que foi usada por Ali Agca em sua tentativa de matar João Paulo II, em 13 de maio de 1981.

Construída no século XIX, a casa pertencia à família judaica dos Balamuth, mortos pelos alemães durante o Holocausto.

Após a queda do comunismo na Polônia, a casa foi devolvida a um descendente da família nos Estados Unidos, Ron Balamuth. Em março de 2006, ele vendeu a casa para uma fundação polonesa que a ofereceu ao arcebispo de Cracóvia.

Desde 1984, abriga o museu João Paulo II. Ela tornou-se um popular local de peregrinação em um país onde o Papa polonês sempre foi reverenciado como santo.

MAIS SOBRE E-MAIS