Tatuagens extraídas de cadáveres na Polônia são tema de ensaio fotográfico

Katarzyna Mirczak teve acesso aos desenhos gravados por prisioneiros do país europeu; pedaços de pele são mantidos por departamento de medicina forense em universidade na Cracóvia

por Fernanda Machado 03/04/2014 16:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Katarzyna Mirczak/Foto8/Reprodução
Pedaços de pele com tatuagens são mantidos em solução de formol pela universidade (foto: Katarzyna Mirczak/Foto8/Reprodução)

Carvão, giz de cera, cortiça ou borracha queimada serviram de tinta; alfinetes, lâminas de barbear, clips de papel e fragmentos de vidro foram usados como ferramentas para gravar os desenhos na pele. O olhar da fotógrafa polonesa Katarzyna Mirczak foi atraído pela crueza de tatuagens extraídas dos corpos de prisioneiros mortos em unidades penitenciárias do país europeu. Os desenhos integram o arquivo do Departamento de Medicina Forense da Universidade Jagiellonian, na Cracóvia.

 

Veja fotos das tatuagens fotografadas por  Katarzyna Mirczak

 

Eróticas, religiosas ou abstratas, as imagens têm em comum o plano de fundo: todas são conservadas sobre pedaços de pele dos cadáveres de onde foram extraídas. As amostras são mantidas em solução semelhante ao formol e embaladas em recipientes de vidro. As imagens de Mirczak foram divulgadas pelo site foto8, especializado em fotojornalismo.

 

A coleção de fotos produzidas por Katarzyna revela que as inspirações transitam desde figuras femininas como mulheres ou sereias até manifestações de fé. Também há espaço para retratos mal-traçados de pessoas ou animais ferozes, mas a maioria das tatuagens registradas simula situações sexuais ou sensuais.



MAIS SOBRE E-MAIS