Fotógrafo mineiro Cícero Mafra abre a exposição 'Pergamon'

Na mostra, artista apresenta olhar contemporâneo sobre obras da Antiguidade

por Walter Sebastião 01/04/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Cícero Mafra/Divulgação
(foto: Cícero Mafra/Divulgação)
Visitando o Museu Pergamon, em Berlim, o fotógrafo mineiro Cícero Mafra ficou impactado com a beleza de coleção totalmente dedicada à Antiguidade e com a cuidadosa montagem das peças nas galerias da instituição. Sensação forte o suficiente para trazer o desejo de fazer imagens que tratassem o visto de um modo contemporâneo.

A partir desta quarta-feira, ele mostra o resultado do projeto com 21 imagens de pequeno formato e oito de grandes dimensões. “Não é registro nem fotos de obras perfeitas, mas arte de outra época que estou mostrando como se fosse de hoje”, explica.

Valorização de detalhes, ênfase em fragmentos, confronto entre o focado e o desfocado, são os recursos que Cícero Mafra se valeu na busca de uma visualidade contemporânea para passado clássico. São fotos de tapetes, arabescos, esculturas. “A emoção que sentia diante da peça definiu o que fotografei”, observa.

O trabalho traz impressões sobre papéis de algodão, cuja textura casou bem com as obras. Ou seja: são fotos, observa Mafra, em que erosão de imagens e símbolos pelo tempo, andam junto com impressão que traduz bem esse aspecto.

“Para mim, o contemporâneo é o incompleto, o fragmentado, a abstração que instiga curiosidade e outra percepção da imagem, deixando o espectador interpretar mais, viajar mais”, conta Cícero Mafra. Visualidade, explica, que vem desenvolvendo de forma metódica e aprofundada nos dois últimos anos.

O fotógrafo comprou impressora e tem feito a edição das imagens. “Está sendo ótimo. O resultado é exatamente o que vi e sonhei”, afirma. Respeitado dono de loja de iluminação e designer, deixou tudo há três anos para se dedicar a fotografia, arte e galeria. “Foi importante para minha alma”, garante.

Pergamon
Fotos de Cícero Mafra. Abertura para convidados nesta teça-feira, às 18h, e para o público a partir de quarta. Galeria C. Mafra, Rua Xingu, 487, Alto Santa Lúcia, (31) 3296-4246. Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados, visita agendada. Até 9 de maio.

MAIS SOBRE E-MAIS