Sociólogo e ex-telegrafista Geraldo de Aguiar França lança livro de crônicas com memórias de Minas

Conduzindo o leitor à Minas que não existe mais, Geraldo de Aguiar França oferece deliciosas lembranças de seus tempos de menino

por Carlos Herculano Lopes 15/03/2014 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Euler Júnior/EM/D.A Press
Geraldo de Aguiar França lança 'Um tropeiro do asfalto' (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)
Com paciência, mas com a certeza de que um dia suas memórias seriam publicadas, o sociólogo e ex-telegrafista Geraldo de Aguiar França, de 85 anos, passou anos escrevendo crônicas. Ele relembrava casos de sua infância, passada em Serra Azul de Minas, no Vale do Jequitinhonha, e também fatos vividos em Belo Horizonte, onde mora desde a década de 1940.

O resultado desse empenho é 'Um tropeiro no asfalto', que França autografa neste sábado na Livraria Saramago, em BH. Em linguagem simples, mas carregada de lirismo, o autor vai falando da vida como se desfiasse histórias para serem ouvidas por seus filhos e netos, que são vários.

Logo na abertura, uma declaração de amor: em “A posse”, ele descreve como conheceu dona Yara, com quem está casado há 52 anos, num prédio na Avenida Afonso Pena. “Muito bem maquiada, um batom vermelho cobria-lhe os lábios, que eram carnudos e bem delineados. Cabelos pretos e até ondulados, já que não eram lisos nem encaracolados”.

Conduzindo o leitor à Minas que não existe mais, Geraldo de Aguiar França oferece deliciosas lembranças de seus tempos de menino em Casa de Telha – primeiro nome de Serra Azul de Minas. No início, só havia uma construção coberta de telha no povoado em meio a dezenas de outras revestidas de sapé e taquara.

 O autor descreve sua chegada à capital mineira, os primeiros empregos, a construção da família. Fala de amigos e de perdas – como a de uma filha querida, a produtora Renata Canabrava França, que morreu em acidente de carro no Vale do Mucuri. Prosa desfiada de maneira simples, sem mágoas. Um relato de vida.

UM TROPEIRO NO ASFALTO
De Geraldo de Aguiar França Editora Quantum, 264 páginas. Lançamento neste sábado, às 10h, na Livraria Saramago (Avenida Bandeirantes, 1.764, Mangabeiras).

MAIS SOBRE E-MAIS