Giramundo expõe 52 bonecos no Sesc Santana, em São Paulo

Companhia teatral mineira comemora seus 40 anos

por Fernanda Machado 07/03/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Enzo Giaquinto/Divulgação
(foto: Enzo Giaquinto/Divulgação)
O Grupo Giramundo brilha em Sampa. A companhia teatral mineira comemora seus 40 anos no Sesc Santana, na capital paulista, com agenda animada. Até o fim de maio, 52 bonecos estão expostos no espaço, relembrando emoções de 10 espetáculos, entre eles 'A bela adormecida', 'O guarani', 'Pinocchio', 'Giz', 'A flauta mágica' e 'Cobra Norato'.

O público poderá conferir o Giramundo “clássico”, intérprete da cultura brasileira, com seus bonecos-atores que encantaram o país nos anos 1970 e 1980 – Cobra Norato e As relações naturais são montagens emblemáticas desse período. A proposta contemporânea da companhia também está lá: neste século 21, ela incorporou o universo multimídia, como pode ser constado na peça Alice no país das maravilhas, que será encenada no fim de semana, no Sesc Santana.

Em Alice..., o espetáculo mais recente do grupo, o teatro de bonecos se encontra com as artes plásticas, a videoarte, a música e o cinema.  Fernanda Takai e Arnaldo Baptista emprestam a voz a Alice e ao Chapeleiro Maluco. John Ulhoa, o “mago” da banda Pato Fu, compôs a trilha sonora. Marcos Malafaia assina a direção-geral e o roteiro adaptado do clássico livro de Lewis Carroll.

Além de Malafaia, o clã Giramundo reúne Beatriz Apocalypse, Daniel Bowie, Ulisses Tavares, Ricardo da Mata, Endira Drumond, Iara Drumond, Fernanda Paredes, Leonardo Campos, Vinicius de Castro, Guilherme Benoni, Bárbara Andalécio, Fabíola Rosa, Tito Fernandes e Kdu dos Anjos.


UMA VOLTA AO GIRAMUNDO
Exposição. Sesc Santana, Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Santana, São Paulo, (11) 2971-8700. De terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h. Informações: www.sescsp.org.br.

O ACERVO

A bela adormecida (1971) – Bela, Bruxa, Príncipe, Cavalo e Dragão
El retablo de maese Pedro (1976) – Dom Quixote, Sancho Pança e Trujaman
Cobra Norato (1979) – Cobra Norato, Tatu e Pajé
As relações naturais (1984) – Malherbe, Mildona, Marca, Julia e Inesperto
O guarani (1986) – Ceci, Peri, Botocudo e Padre
Giz (1988) – Mordomo, Abutre, Abutra, Roqueiro, Namorada, Vô, Vó, Menino, Anjinhos e Sereia
A flauta mágica (1991) – Pamina, Tamino, Papageno, Rainha da Noite, Sarastro e Monostatos
Os orixás (2001) – Oxalá, Xangô, Exu, Oxossi e Mãe de Santo
Pinocchio (2005) – Gepeto, Grilo, Pinocchio e Pavio
Vinte mil léguas submarinas (2007) – Nemo, Aronnax, Conselho e Ned Land

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS