Festival de cultura japonesa movimenta Expominas no fim de semana

Gastronomia, música, artes marciais e literatura estão entre as atrações do evento

por Fernanda Machado 06/03/2014 18:11

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
Música, gastronomia e arte são atrações no festival (foto: Divulgação)
Apesar da reduzida extensão territorial do país, a cultura japonesa é extremamente vasta. Seja nas lutas marciais, na gastronomia, na literatura e nas artes em geral, o Japão dispõe de uma rica e milenar tradição que conquista admiradores em todo o mundo e que poderá ser apreciada um pouco mais de perto pelos belo-horizontinos durante o fim de semana. Será realizado no Expominas a terceira edição do Festival do Japão em Minas. O público terá a oportunidade de conferir apresentações, além de participar de oficinas práticas.

O evento começa na sexta-feira, 7, a partir das 14h, e prossegue no sábado e no domingo, quando os portões se abrem às 10h. A programação conta com diversas atrações musicais típicas do Japão, de todas as épocas, indo desde as canções e danças tradicionais às bandas contemporâneas que fazem músicas para animes.

As artes marciais também terão lugar, com a participação de equipes judô e aikidô. Também haverá um concurso de cosplay, em que os participantes se fantasiam de personagens de desenhos e quadrinhos japoneses.

Oficinas
Além das apresentações, oficinas abertas ao público acontecerão, para proporcionar uma experiência prática àqueles que se interessam pelas tradições nipônicas. Entre as artes oferecidas estão o Mangá, que é a história em quadrinhos japonesa; o kirigami, nome dado à técnica de recorte em papel; o furoshiki, que é a técnica japonesa de confecção de embrulhos; além da técnica da caligrafia chamada shodô. Também será possível participar de oficinas de escultura em cerâmica e de culinária japonesa.

A tão apreciada gastronomia da Terra do Sol Nascente não poderia ficar de fora. Diversos estandes estarão à disposição do público que poderá provar os pratos típicos como sushis, temaikis, tofus, yakissoba, entre outras iguarias.


3º Festival do Japão em Minas


7 a 9 de março no Expominas (Av. Amazonas, 6030 – Gameleira)
R$10 – idosos,estudantes e menores de 12 anos pagam meia.

Confira aqui a programação completa

Saiba mais sobre cada uma das oficinas

MAIS SOBRE E-MAIS