Carlos Olavo lança 'Na saga dos anos 60', livro sobre sua trajetória política

Além da história pessoal do autor, publicação relata fatos políticos que marcaram o Brasil

por Carlos Herculano Lopes 19/12/2013 09:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fernanda Mello/divulgação
Carlos Olavo usa a máquina de escrever para contar sua saga (foto: Fernanda Mello/divulgação)
Depois de uma vida de aventuras, que teve seu auge nos anos 1960/70, quando ajudou a combater as ditaduras militares impostas à América do Sul e foi obrigado a deixar o Brasil, o jornalista Carlos Olavo da Cunha Pereira, um “pacato” senhor de 90 anos, voltou a viver na sua terra, Abaté, com a mulher, Zuca. Nesta quinta-feira à noite, ele estará em BH para lançar 'Na saga dos anos 60', livro sobre sua trajetória política.


Tudo começou em Governador Valadares, onde Carlos Olavo editava o jornal de esquerda 'O combate'. Quando estourou o golpe militar de 1964, ele foi avisado de que seria preso. Foi assim que começou a vida clandestina de “Barros Otávio” (pseudônimo que o autor usa em seu livro): primeiro, como fazendeiro no Maranhão; depois, como refugiado na Bolívia e no Uruguai.

Autor de vários livros, entre eles 'Nas terras do rio sem dono', no qual descreve a luta pela terra do Vale do Rio Doce, Carlos Olavo relata fatos políticos que marcaram a história do Brasil. Entre os personagens estão Juscelino Kubitschek, Carlos Lacerda e José Sarney. Para o jornalista, o Brasil melhorou, principalmente depois dos governos de Lula e a administração Dilma Rousseff. Ao comentar a luta contra a ditadura, o veterano militante não titubeia: “Faria tudo outra vez, não me arrependo de nada”.

NA SAGA DOS ANOS 60
A emocionante história de um jornalista brasileiro que combateu três ditaduras na América Latina De Carlos Olavo da Cunha Pereira. Geração Editorial, 201 páginas
>> Lançamento quinta-feira, às 19h, na Quixote Livraria (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi). Informações: (31) 3227-3077.  

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS