Camila Otto e Renata Laguardia reúnem obras na exposição 'O que não é vasto é raso'

Mostra entra em cartaz no Memorial Minas Gerais Vale

por Walter Sebastião 11/12/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Guto Muniz/divulgação
Pintura de Renata Laguardia (foto: Guto Muniz/divulgação)
Fotos, colagens e desenhos da série 'Enquanto te esperava', de Camila Otto, e pinturas de Renata Laguardia, reunidas sob o título 'O que não é vasto é raso', estão expostas no Memorial Minas Gerais Vale. As imagens trazem observações do cotidiano. Camila se inspirou no Bairro San Fernando, em Buenos Aires, pontuando o estar em território não familiar. Já a pintura de Renata confere outros sentidos às fotos da série Beach portraits, da holandesa Rineke Dijkstra.


Camila Otto expõe 22 trabalhos realizados durante residência na Argentina. “A fotografia está quase se tornando o nosso modo de olhar, tentando guardar o que vemos. Minha proposta é uma poética da imagem: observação mais despretensiosa, descomprometida com o registro ou tentativas de arquivamento”, explica a artista.

Renata Laguardia mostra 16 pinturas realizadas em 2012 e 2013. “Sempre gostei de retratar figuras humanas em posições frontais, sérias, olhando para o observador. São instigantes”, conta. Pré-adolescentes pintados por ela deixam múltiplas perguntas. O trabalho demonstra interesse da artista pela cor, produto de palheta específica. “A pincelada não chega a ser totalmente solta, mas está longe de ser certinha”, afirma Renata. “Faço pintura da imagem permeada pela fotografia, registro anômalo de situações corriqueiras. Gosto que a imagem tenha estranheza, fazendo o espectador se indagar sobre as coisas”, conclui.

CAMILA OTTO E RENATA LAGUARDIA

Pintura, fotografia, colagem e desenho. Memorial Minas Vale, Praça da Liberdade, s/nº. Terça, quarta, sexta-feira e sábado, das 10h às 18h; quinta-feira, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 16h. Entrada franca. Até 10 de março.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS