Filósofo húngaro Istvan Mészáros participa de seminário terça-feira na UFMG

Escritor está no Brasil para lançar o livro 'O conceito de dialética em Lukács'

por Fernanda Machado 24/11/2013 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Editora Boitempo/Divulgação
(foto: Editora Boitempo/Divulgação)
O filósofo húngaro Istvan Mészáros, um dos mais importantes pensadores marxistas contemporâneos, está no Brasil para lançar o livro 'O conceito de dialética em Lukács', pela Boitempo Editorial. Na terça-feira, ele vem a Belo Horizonte, onde ministra a palestra “A dialética em Lukács e o enigma do Estado”. O evento será realizado no Centro de Atividades Didáticas, no câmpus da UFMG, das 14h às 18h.

Professor emérito da Universidade de Sussex, na Inglaterra, Mészáros é um dos grandes estudiosos e intérpretes da obra de György Lukács, de quem foi aluno e amigo. Nas últimas décadas, tem se debruçado sobre os processos singulares do capitalismo atual e a situação dos trabalhadores. Nascido em 1930 em Budapeste, Istvan Mészáros deixou a Hungria aos 26 anos, em 1956, ano da intervenção soviética em seu país, e passou pela Itália antes de se estabelecer na Inglaterra.

Em seu livro 'O século XXI', o filósofo denuncia a falsa ideia de que chegamos ao fim da era dos impérios, apresentando uma crítica corajosa e contundente, que demonstra a agressividade da política norte-americana em um mundo onde a globalização se caracteriza pela degradação ambiental, pela desvalorização do trabalho, pela violência contra os povos e pela perda de valores de humanidade e de vida social.

Em Belo Horizonte, Istvan Mészáros participa ainda do lançamento da tradução do segundo volume da 'Ontologia do ser social', obra póstuma de Lukács, e da coletânea 'György Lukács e a emancipação humana', organizada por Marcos Del Roio.

Os interessados em acompanhar a palestra de Mészáros devem solicitar inscrição pelo e-mail: meszarosnaufmg@ gmail.com. A conferência terá tradução simultânea.

MAIS SOBRE E-MAIS