Companhia do Palácio das Artes convida o público a apreciar o silêncio em 'brancoemMim'

Apresentação acontece neste fim de semana no Memorial Minas Vale

por Carolina Braga 22/11/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fotos: Paulo Lacerda/Divulgação
(foto: Fotos: Paulo Lacerda/Divulgação )
Quem está acostumado a ver a Cia. de Dança Palácio das Artes em ação, pode se preparar para algo diferente. Primeiro, o palco não será o tradicional Grande Teatro, mas o Memorial Minas Vale. Em segundo lugar, será mais do que uma coreografia. O novo 'brancoemMim' é uma ocupação performática e será apresentada de sexta a domingo. Ele nasceu da inquietação das coreógrafas Sônia Mota e Cristina Machado, contaminou os bailarinos e tende, pelo menos, a tirar o público do lugar-comum.


“O convite que fazemos agora é para se deixarem levar por momentos de silêncio. É uma ocupação sem músicas. É apreciar a dança só por meio da visão”, explica Sônia Mota. Portanto, ninguém ficará sentado a contemplar. A montagem percorrerá as salas do museu e dividirá o público.

Honrando o espaço que ocupará, 'brancoemMim' será um memorial vivo da dança. A partir do repertório afetivo e sensorial dos criadores, bailarinos, coreógrafos e algumas obras importantes da história desta arte serão reverenciadas ao longo do percurso. A escolha do branco, segundo Sônia Mota, tem a ver com o desejo das criadoras de produzir um trabalho muito simples, com caráter tranquilo e que tivesse uma cor só.

“Esse branco que todos nós vivemos na busca de novas saídas, novos caminhos que já estão superlotados mas ao mesmo tempo vazios e abertos a possibilidades”, comenta. Os figurinos são assinados pelo estilista Lucas Magalhães, em seu primeiro trabalho cênico. Como Sônia Mota avisa, o melhor é estar aberto às surpresas. “Ninguém vai conseguir ver tudo ao mesmo tempo. Vai ter que se satisfazer com o pouco. Menos é mais. O fio dramatúrgico existe, mas estamos batalhando para que cada pedacinho seja completo”, conclui a diretora.

 

 

Coletivo Movasse
Em programação paralela ao 'brancoemMim' o coletivo Movasse apresenta 'Playlist XIV', domingo, às 15h, no auditório do Memorial Minas Vale. Trata-se de trabalho de improvisação com cerca de 45 minutos. Caberá ao público decidir os elementos a partir dos quais os bailarinos trabalharão. Inclusive caberá à plateia a escolha até mesmo da trilha sonora.

BRANCOEMMIM
Espetáculo da Cia, de Dança Palácio das Artes, sexta e sábado, às 15h; domingo, às 11h. Memorial Minas Vale, Praça da Liberdade, s/nº, esquina de Rua Gonçalves Dias. Entrada franca

MAIS SOBRE E-MAIS