Fotógrafo pernambucano Gilvan Barreto lança 'road book' em BH

Inspirado em versos do poeta João Cabral, 'O livro do sol' traz imagens que têm o sertão nordestino como cenário

por 19/11/2013 09:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Gilvan Barreto/Divulgação
'Céu e água', elementos de 'O livro do sol' (foto: Gilvan Barreto/Divulgação)
O fotógrafo pernambucano Gilvan Barreto estará hoje em Belo Horizonte para autografar 'O livro do sol' (Editora Tempo d’Imagens), com imagens captadas durante viagem do autor pelo sertão nordestino. O trabalho homenageia 'Pedra do sono', primeiro volume de poemas de João Cabral de Melo Neto, lançado em 2012.

O autor explica que seu “road book” – livro de rodagem, como dizem os sertanejos – transcende ao conceito de diário fotográfico. A ideia foi mergulhar no universo sugerido pelos versos de João Cabral. Assim, surgiram imagens poéticas da viagem de Gilvan, como garotos em seu banho de açude, um caminhão transportando imensa piscina de fibra de vidro e as ruínas de um clube esportivo abandonado.

A capa do livro contou com um colaborador ilustre: o escritor paraibano Ariano Suassuna, que criou o sol da ilustração. O autor de A pedra do reino também subsidiou o fotógrafo e sua equipe com informações sobre o sertão e seus mitos.

“Não é o sol nascente que me interessa, mas o sol que evitamos, aquele que seca e destrói as coisas por lá. Fiz um livro de contrastes”, resume Gilvan Barreto.

FOTO EM PAUTA
Com o fotógrafo Gilvan Barreto, que lança livro e bate papo com o público. terça-feira, às 19h30. Multiespaço Oi Futuro, Avenida Afonso Pena, 4.001, térreo, Mangabeiras. Entrada franca.

MAIS SOBRE E-MAIS