Neil Gaiman retorna aos quadrinhos e quebra jejum de 25 anos de 'Sandman'

Série 'A proposta de Sandman' contará com seis volumes que narram os fatos antes do arco 'Prelúdios'e Noturnos', do final dos anos 1980

por Weslley Leal 30/10/2013 10:35
Divulgação / Vertigo
(foto: Divulgação / Vertigo)
Após um jejum de 25 anos, 'Sandman' volta às páginas das HQs, nesta quarta-feira, 30, véspera do Dia das Bruxas nos Estados Unidos. 'The Sandman overture' ('A proposta de Sandman', em tradução livre), é ilustrada por JH Williams III (Batwoman) e marca o retorno de Neil Gaiman ao universo dos quadrinhos e à série iniciada, no final dos anos 1980, pela DC Comics/Vertigo.


O prelúdio, que seria apresentado há cinco anos - quando a série completou vinte anos -  sairá em seis volumes lançados bimestralmente. O segundo capítulo deve estar disponível a partir do dia 31 de dezembro, de acordo com o site da Vertigo.

Ainda sem tradução definida, 'Sandman overture' está agendada para chegar no Brasil no primeiro semestre de 2014, segundo os editores nacionais da Panini Comics.











A revista conta a história de Morpheus (Sandman) e seus irmãos, os Perpétuos, a partir do nascimento da galáxia até o momento em que o Deus do Sono é capturado por mortais no lugar de sua irmã Morte.

Com cerca de 30 páginas, a revista terá edições especiais, entre os números normais, que contarão com maiores efeitos gráficos como balões transparentes, criados pelo letreirista Todd Klein ('The house of mistery'), além capas alternativas ilustradas por Dave McKean ('Orquídea negra', 'Coraline').

Mais sobre 'Sandman'

Tida como a obra-prima do escritor inglês Neil Gaiman, 'Sandman' apresenta um total de 75 números lançados, divididos em 13 arcos narrativos. O primeiro deles, 'Prelúdios e Noturnos', publicado entre 1988 e 1989, narra a história de Morpheus e seus irmãos Destino, Morte, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio - entidades sobrenaturais que mantêm o equilíbrio com seres humanos da realidade.

Na revista inicial, o protagonista relata a sua prisão por Roderick Burgess em uma redoma de vidro. Nos arcos posteriores, Sandman se livra do mago e volta ao seu reino do Sonhar, onde governa os sonhos dos mortais, local que naquele momento se encontra devastado pela ausência de seu governante.

O pai do Deus dos Sonhos

Neil Gaiman nasceu em Portchester, Inglaterra, e começou a escrever para a DC Comics, a partir de 'Black orchid' ('Orquídea negra') - série, assinada junto com Dave McKean, que narra a vida da heroína Orquídea Negra em Gotham City.

Além de 'Sandman', que lhe rendeu prêmio em 1991 no Fantasy World Award, Gaiman é conhecido por livros de ficção com forte teor fantástico como 'Deuses americanos', pelo qual ganhou o Prêmio Hugo em 2002, título precedido por 'Stardust' - história adaptada para o cinema, em 2007, pelo diretor Matthew Vaughn ('X-Men: Primeira classe').

Antes de voltar a 'Sandman', Gaiman lançou este ano 'O oceano no fim do caminho', primeira obra para adultos desde 2005, na qual um protagonista masculino volta quarenta anos à sua infância, após uma visita ao local onde viveu, e resgata as experiências típicas dessa fase da vida.

SERVIÇO


'Sandman Overture'
Autor: Neil Gaiman
Ilustrações: JH Williams III e Dave McKean
Páginas: 32
Preço: US$ 5

MAIS SOBRE E-MAIS