Roberto Lima e Bispo Filho lançam livro de crônicas e poemas nesta terça

Fruto da parceria entre os jornalistas e escritores, 'Meninos de São Raimundo' será autografado no projeto 'Sempre um Papo'

por Carlos Herculano Lopes 22/10/2013 07:47

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ercília Ferreira/Divulgação
Roberto Lima e Bispo Filho lançam 'Meninos de São Raimundo' (foto: Ercília Ferreira/Divulgação)
Mais de 30 anos depois da publicação do livro de poemas 'Colosso ciclone', a parceria entre os jornalistas e escritores Roberto Lima e Bispo Filho continua rendendo frutos, com o recente lançamento de 'Meninos de São Raimundo', numa explícita alusão ao bairro homônimo onde foram criados, em Governador Valadares. Só que, desta vez, Lima, que nasceu na comunidade de Pedra Corrida, distrito de Açucena, também no Vale do Rio Doce, bandeou-se para a crônica, Já Bispo mantém-se fiel à poesia.

Vivendo desde os 21 anos nos Estados Unidos, para onde foi com uma das primeiras levas de valadarenses, Roberto Lima, nas suas crônicas, tanto faz menções às lembranças da infância e adolescência em Minas quanto evoca a realidade da América, que ele escolheu para viver. “Fui para os EUA na intenção de ficar dois anos, disposto a trabalhar, economizar o máximo e voltar ao Brasil. Só que estou por lá até hoje”, conta Lima. Há mais de duas décadas, com o intuito de divulgar notícias relativas à comunidade brasileira em Newark, New Jersey, ele criou e continua editando o Jornal Brazilian voice.

Com uma história parecida com a de Roberto Lima, também Bispo Filho, que nasceu em Governador Valadares, acabou emigrando para os Estados Unidos, onde viveu durante mais de 10 anos. Trabalhou com muitas coisas, além de ter sido professor de matemática e biologia no Framingham High Scholl, em Massachusetts.

“Cresci numa casa de músicos e professores e comecei a escrever poesia muito cedo”, diz Bispo Filho, que, de uns tempos para cá, está morando novamente em Valadares, “sempre à sombra do Ibituruna”. Lá ele leciona semiótica na Universidade do Vale do Rio Doce. A poesia de Bispo Filho, para o professor Wilson Pereira, “concilia lirismo e tradição com originalidade e audácia criativa”.

Meninos de São Raimundo

Livro de crônicas e poemas de Roberto Lima e Bispo Filho, Edição do Autor, 219 páginas. Lançamento nesta terça-feira, a partir das 19h30, no projeto Sempre um Papo. Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro. Entrada franca. Informações: (31) 3261-1501.

MAIS SOBRE E-MAIS