Livro explora as dinâmicas do ensino nas salas de aula

por Sérgio Rodrigo Reis 19/10/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução
(foto: Reprodução)
O desafio de transformar o conhecimento em algo dinâmico é inerente ao ofício do professor. Mas nem sempre é objetivo fácil de ser alcançado. Diante da situação, o historiador João Ítalo de Oliveira e Silva foi buscar alternativas para tornar o ensino em sala de aula um processo capaz de aguçar o interesse dos estudantes. O resultado da pesquisa, desenvolvida ao longo dos últimos anos, foi reunido no livro História em prática (Editora C/Arte, 132 páginas). A publicação será lançada hoje, às 11h, na Livraria Quixote, em Belo Horizonte.

Depois de anos dedicados à academia, o educador se deparou com desafios como, por exemplo, qual seria a melhor maneira de transmitir conceitos e teorias complexas a adolescentes em processo de formação intelectual?. Ou como conciliar as revisões historiográficas, a utilização de documentos com a rotina das aulas? Os questionamentos são comuns a professores que, como ele, tentam aproximar discussões da academia – essenciais para a construção de um aluno crítico – da prática docente. “A solução que encontrei foi propor uma série de dinâmicas capazes de auxiliar e potencializar a teoria, muitas vezes densa e complexa para estudantes em processo de formação e amadurecimento crítico e intelectual”, diz.

O livro traz o resultado de trabalho de investigação em material inédito, que pretende facilitar a vida do educador. Os capítulos são baseados em temas relevantes para a sociedade ocidental. Com o auxílio de documentos, imagens marcantes e atividades lúdicas, o autor lança mão de variadas dinâmicas como sugestão para serem mescladas ao ensino teórico. “Já tinha atividades elaboradas ao longo de alguns anos de sala de aula. Resolvi, então, reuni-las em uma publicação, com o objetivo de estabelecer um diálogo em torno da prática de ensino com outros professores,” conta.

Para João Ítalo, os desafios postos aos professores passam pela tarefa de apresentar o conteúdo de maneira atual, interessante e instigante. “Uma forma de atrair a atenção dos alunos consiste em provocá-los com questões contemporâneas”, exemplifica.

História em Prática

Lançamento do livro de João Ítalo de Oliveira e Silva. Hoje, das 11h às 14h. Livraria Quixote Savassi, Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi. Preço sugerido: R$ 38. Informações: (31) 3227-3077.

MAIS SOBRE E-MAIS