Galpão Cine Horto promove mais uma edição do seu Festival de Cenas Curtas

Evento começa nesta quarta-feira e irá abrir espaço para novas linguagens e propostas estéticas

por Sérgio Rodrigo Reis 24/09/2013 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Luiz Matoso/Divulgação
Mariana Blanco e Dayane Lacerda vão apresentar a esquete 'Caretas', do grupo Primeira Campainha (foto: Luiz Matoso/Divulgação)
O Festival de Cenas Curtas chega à 14ª edição disposto a mostrar por que se tornou um dos eventos mais interessantes da produção cênica nacional. Idealizado para estimular a criatividade, reunir artistas, revelar talentos e proporcionar ao público acesso a uma diversidade maior de linguagens teatrais, ele se baseia numa estratégia eficiente: os integrantes do Grupo Galpão e convidados selecionam cenas de 15 minutos, apresentadas durante quatro dias, a partir desta quarta-feira, às 21h, no Cine Horto. A plateia vai eleger as melhores, para um retorno em curta temporada.

O projeto cresceu e ampliou sua abrangência. Além das exibições das cenas são realizados encontros críticos, debates e uma festa de encerramento, domingo, às 21h, com shows dos grupos Chama o Síndico e Toda Deseo e discotecagem dos DJs Sosti e Alexandre de Sena. Após o festival, os desdobramentos continuam com o projeto Cena Espetáculo. A equipe do evento elege uma cena para receber apoio e sua transformação em uma nova montagem. O primeiro espetáculo surgido foi 'Av. Pindorama 171', da Cia. Teatro 171, que estreou em março de 2009.

O caráter desta edição, dentro da programação dos 15 anos do Galpão Cine Horto, tem a ver com a forma como o festival se consolidou. “O Cenas Curtas acabou inspirando vários outros eventos e fortalecendo a linguagem de criações autônomas e curtas”, explica o coordenador do Cine Horto, Leonardo Lessa, A proposta desta edição comemorativa foi convidar grupos com trajetórias consolidadas. Até domingo, o público poderá conferir as criações de Spanca (MG), Clowns de Shakespeare (RN), Armazém Cia. de Teatro (RJ) e Cia. Brasileira (PR). “O nosso foco tem sido os encontros. Por isso chamamos grupos que, ao longo da nossa trajetória, estiveram várias vezes conosco”, conclui Leonardo Lessa.

Nesta quarta, serão apresentadas as cenas 'O fim está no começo e no entanto continua-se', do Núcleo de Pesquisa sobre a Arte do Ator entre Oriente e Ocidente (Ouro Preto); 'Caretas', do Grupo Primeira Campainha (BH); 'Fractal', da Ou Cia. (Curitiba);'Derrame', do This is Not (BH); e 'Onde está o Amarildo?', do Grupo Espanca! (BH).

14º Festival de Cenas Curtas
Quarta-feira a sábado, às 21h; e domingo, às 19h
Local: Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3.613, Horto)
Ingressos a R$ 20
Informações: (31) 3481-5580

MAIS SOBRE E-MAIS