Augusto Boal ganha reedição de seus principais livros

'Teatro do oprimido' marca primeira série de relançamentos do autor e diretor de teatro morto em 2009

por Agência Estado 16/09/2013 15:51

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Acervo Idart/Centro Cultural São Paulo
(foto: Acervo Idart/Centro Cultural São Paulo )

Estados Unidos e Coreia. Egito e Canadá. França e África do Sul. Mas também Índia, Noruega, Argentina. Todos esses países estiveram na rota de Augusto Boal: o mais internacional entre os nossos diretores, o mais afamado homem de teatro que o Brasil já produziu.

Com reedição a ser lançada no próximo dia 19, pela Cosac Naify, o volume 'Teatro do oprimido e outras poéticas políticas' tem muito a ver com o reconhecimento alcançado por esse estudioso mundo afora. “É um livro muito importante porque fecha um período e abre outro”, considera Julián Boal, filho do encenador - morto em 2009 - e autor do posfácio que acompanha a nova edição.

Esses dois períodos apreendidos por Boal no livro estão fortemente vinculados aos acontecimentos que convulsionavam o país nos anos 1970. Escrito durante o exílio do autor, a obra faz, primeiramente, um balanço de suas atividades no Teatro de Arena, as tentativas de politização da cena, ao lado de Gianfrancesco Guarnieri e Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha. “O que encontramos no livro é ele entendendo como suas hipóteses falharam. E que seria necessário reformulá-las para dar conta daquela nova situação”, observa Julián.

Não bastava dizer aos operários e camponeses o que eles “deveriam” fazer. O caminho para um teatro verdadeiramente engajado não estava apenas em um discurso que pregasse o que deveria ser feito. Mas em uma nova maneira de estar em cena. Uma revolução que ia além do conteúdo. Considerava o nascimento de uma “forma revolucionária” igualmente importante.

'Teatro do oprimido' é apenas o primeiro dos títulos de Boal que voltarão a estar disponíveis nas livrarias. Ao seu relançamento, se seguirá a publicação de suas obras mais importantes: títulos teóricos, como 'Jogos para atores e não-atores' (1988), suas incontáveis incursões pela dramaturgia, além de livros de viés autobiográfico, entre eles 'Milagre no Brasil' (1977) e 'Hamlet' e 'O filho do padeiro' (2000).

'TEATRO DO OPRIMIDO E OUTRAS POÉTICAS POLÍTICAS'

Autor: Augusto Boal
Editora: Cosac Naify (224 págs., R$ 39,90).

MAIS SOBRE E-MAIS