Novo espetáculo do Grupo Corpo ganha apresentação extra nesta segunda

Tudo em torno de 'Triz' também será exibido segunda, às 21h, no Grande Teatro do Palácio das Artes

por Marina Rigueira Sérgio Rodrigo Reis 01/09/2013 18:58

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação - espetáculo
(foto: Divulgação - espetáculo "Triz", do Grupo Corpo )

O novo espetáculo do Grupo Corpo, que estreou na última sexta-feira, ganhou uma apresentação extra em Belo Horizonte devido a grande procura. Tudo em torno de 'Triz', a nova coreografia, também será exibido nesta segunda-feira, às 21h, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Os ingressos para terça-feira já estão esgotados.

Tímido, de personalidade introspectiva e acostumado aos bastidores, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras virou o centro das atenções quando, prestes a iniciar o processo de criação, em fevereiro, teve de passar por uma cirurgia de reconstituição de um tendão do ombro e de dois músculos de seu braço esquerdo (o bíceps e o subescapular). Quando se preparava para retornar, em maio, rompeu o menisco do joelho esquerdo. Só depois de se submeter a nova cirurgia pôde dar início aos trabalhos, ainda assim com a perna imobilizada. A situação ficou tensa.

Com a estreia da turnê nacional e internacional já fechada e sem condições de coreografar o novo balé, reinventou o método de trabalho. Se até então criava no próprio corpo os movimentos para mostrá-los aos bailarinos, com a limitação física momentânea teve que verbalizar suas concepções para o balé. Aí a dificuldade aumentou e o coreógrafo e os bailarinos viveram meses no limite.

'Triz', com música especialmente composta por Lenine, é, em linhas gerais, o oposto da festiva, leve e solta coreografia de 'Parabelo', de 1997, com trilha assinada por Tom Zé e José Miguel Wisnik, que abre o programa da noite. A 34ª criação do Corpo cumpre, desta vez, uma agenda nacional atípica, por causa do adiamento em um mês da estreia. Primeiro vai ser apresentada em BH, terra natal do grupo, retomando a tradição dos primeiros anos de atividade da companhia, para só depois subir ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (8 a 11 de setembro) e, em novembro, entre 20 e 29, entrar em cartaz no Teatro Alfa, em São Paulo, palco de estreias nacionais dos espetáculos mais recentes.

No meio da temporada, será feita uma pausa no novo espetáculo para turnês no Sudeste Asiático, em Bangcoc (6 de outubro) e Cingapura (11 e 12 de outubro), com apresentações de 'Sem mim' e 'Onqotô'; e, no Leste Europeu, em Moscou (16, 17 e 18 de outubro), quando serão exibidas 'Sem mim' e 'Parabelo'.

A limitação física do coreógrafo e a tensão inspirou a todos. “Ficou tudo atrasadíssimo e, quando não tinha mais jeito, tive que criar”, lembra Rodrigo. Quando começou, mal andava e diante das dificuldades extremas surgiu a ideia de um balé que se chamaria, até então, Limite. “A proposta era essa: tínhamos todos que ultrapassar os limites”, recorda.

A sensação de desassossego dominou a cena, até que, num determinado momento, a bailarina Carol Raslan, novata no grupo, expressou a opinião em voz alta diante da experiência: “Vivemos meses por um triz”. A fala conseguiu sintetizar todo processo criativo e, finalmente, o novo balé ganhou o nome definitivo. Ao contrário da maioria das coreografias do Corpo, que mesmo depois da estreia vão recebendo ajustes, desta vez, após tanto sufoco, a uma semana da estreia estava concluída a versão definitiva. Com o aperto, Rodrigo Pederneiras chegou à síntese.

Triz

Estreia nacional do novo espetáculo do Grupo Corpo

Local: Grande Teatro do Palácio das Artes

Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro

A coreografia será apresentada na segunda-feira, às 21h e na terça, às 20h30. Classificação: livre

Ingressos: R$ 80 (inteira)

Informação: (31) 3236-7400

MAIS SOBRE E-MAIS