Professor Manuel J. Gandra ministra curso sobre templarismo em Ouro Preto

Especialista português abordará a influência do movimento no imaginário lusitano e na obra de artistas como Fernando Pessoa

por Estado de Minas 07/08/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Almada Negreiros/reprodução
Poeta Fernando Pessoa bebeu nas fontes do templarismo (foto: Almada Negreiros/reprodução)
De sexta-feira a domingo, o professor português Manuel J. Gandra vai ministrar curso sobre templarismo em Ouro Preto. O especialista abordará a influência desse movimento no imaginário lusitano e na obra de artistas como o poeta Fernando Pessoa.

A programação começa com cinema. Sexta-feira, às 20h, será exibido o filme 'Mensagem', baseado na obra homônima de Pessoa, no anexo do Museu da Inconfidência. O curso prosseguirá no sábado, das 9h30 às 17h30, e no domingo, das 9h30 às 13h30, na Saramenha Artes e Ofícios (km 86 da Rodovia dos Inconfidentes).


A Ordem do Templo foi criada na Idade Média com o propósito de proteger cristãos que peregrinavam a Jerusalém durante as cruzadas. Perseguidos no século 14 pelo rei francês Filipe IV, determinado a ampliar seus domínios, os cavaleiros foram acusados de heresia. Em 1312, o papa Clemente V extinguiu a ordem. Vários líderes templaristas foram condenados à fogueira. Entretanto, o ideário e as lendas em torno da ordem permaneceram, exercendo forte influência sobre o pensamento português e a consolidação do império lusitano.


O professor Manuel J. Gandra se dedica à pesquisa da história mítica de Portugal. É especialista em templarismo, no culto ao Império do Divino Espírito Santo e em sebastianismo. Inscrições para o curso custam R$ 180 e R$ 60 (estudante). Informações: saramenhaarteseoficios.blogspot.com.br, (31) 9246-8121 e 9994-6408.

MAIS SOBRE E-MAIS