Trabalhos de Yann Arthus-Bertrand ficarão expostos nas grades do Parque Municipal

Imagens chamam a atenção para a importância de preservar o planeta e para os perigos da degradação

por Estado de Minas 16/07/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Yann Arthus-Bertrand/divulgação
Yann Arthus-Bertrand/divulgação (foto: Yann Arthus-Bertrand/divulgação)

Passe devagar pela Avenida Afonso Pena, no coração de Belo Horizonte, e pare um pouco para prestar atenção nas grades do Parque Municipal. Até 1º de setembro, elas servirão de galeria a céu aberto para a exposição de fotografias feitas pelo francês Yann Arthus-Bertrand, que se propôs a registrar do alto as belezas de nosso planeta.

A Terra vista do céu já foi conferida por milhares de pessoas de vários países. O projeto surgiu no Brasil, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco 92, realizada no Rio de Janeiro há 21 anos. Encarapitado em helicópteros e balões, o artista registra paisagens desde 2000. As fotos deram origem a um livro de sucesso, com 3 milhões de exemplares vendidos.

Os painéis têm 2m x 1,4m. BH receberá 130 fotografias, com destaque para o mapa-múndi de 200 metros quadrados que permite ao espectador interagir com as imagens, identificar pontos geográficos e ter a sensação de caminhar por cima da Terra.

“Voltar ao Brasil é oportunidade de fazer um balanço das duas décadas desse trabalho. Estou feliz em poder mostrar meu trabalho em Belo Horizonte. Espero que, ao observar as fotos, as mais impactantes que tirei durante os anos do trabalho, o público se deixe transformar pela beleza do mundo e também tenha o desejo de contribuir para a preservação do planeta”, diz o artista, que comparecerá à abertura da exposição, marcada para hoje, às 19h.

Além da experiência “presencial”, o público terá acesso a material educativo e a caderno especial. Basta acessar o site www.terravistadoceu.com e fazer o download gratuito. Visitas guiadas poderão ser agendadas no centro de visitantes, na entrada principal do parque, ou pelo e-mail educativo@bonfilm.com.br.

A TERRA VISTA DO CÉU
Fotografias de Yann Arthus-Bertrand. Grades do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro. Abertura hoje, às 19h. Até 1º de setembro.

 

PERFORMANCE
110
países receberam a exposição

3
milhõesde livros vendidos

120
milhõesde espectadores de A terra vista do céu

Dos leões às lentes
Fotógrafo, jornalista e ecologista, Yann Arthus-Bertrand (foto) gerenciou parque ambiental no Sul da França. Morou por três anos no Quênia, na África, com o objetivo de estudar o comportamento dos leões e lá decidiu se dedicar à fotografia. O francês lançou dezenas de livros com imagens de vários países. Dirigiu os longas-metragens Home – Nosso planeta, nossa casa e Planeta oceano. Desde 2005, preside a Fundação Good Planet, empenhada em causas ecológicas.

MAIS SOBRE E-MAIS