Festivais de inverno movimentam o fim de semana no interior de Minas

Paulinho da Viola canta domingo, em Itabira

por Sérgio Rodrigo Reis 12/07/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
ERIKE MACHADO/DIVULGAÇÃO
(foto: ERIKE MACHADO/DIVULGAÇÃO)
Para quem sempre reclama dos altos preços dos ingressos dos eventos artísticos e da falta de opções de entretenimento no interior de Minas, o fim de semana promete novidades. Como em nenhuma outra época, as principais cidades históricas do estado e algumas com forte tradição cultural vão aproveitar o período de férias para promover oficinas, shows, espetáculos, exposições e debates. E, o que é melhor: a maioria, de graça.


O 'Inverno cultural', evento promovido pela Universidade Federal de São João del-Rei, começa sábado, às 10h, com cortejo artístico pelas ruas do centro histórico da cidade. Às 18h30, no Centro Cultural da UFSJ, haverá abertura de exposição dedicada à fotografia e à videoinstalação de artistas de países e gerações distintas: o francês Gérard Monnier, o colombiano Ivan Argote e o brasileiro Pedro Motta. Em Barroso, município vizinho que também recebe atrações, às 23h, haverá show gratuito com a Blitz, no parque de exposição. Já no domingo, às 20h, em São João, a atração é o Grupo Galpão, com 'Os gigantes da montanha'.

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes, promovido pela Ufop, terá sexta-feira, às 22h, na Praça da Ufop, a Orquestra Pop&Jazz do Instituto Federal do Espírito Santo. Fundada em 1985, atualmente é composta por 45 músicos, entre alunos, ex-alunos e jovens da comunidade de origem. Músicas nacionais e internacionais integram o repertório que, ao longo da trajetória do grupo, já foi executado em concertos em várias partes do país.

A histórica Congonhas também entra no clima. A programação da 18ª edição do Festival de Inverno terá sexta-feira, às 20h30, o show 'Causos e violas das Gerais', na Romaria. Sábado, às 22h, o destaque no local é o Teatro Mágico, com o mais novo espetáculo 'Recombinando atos'. Os ingressos para esta montagem custam R$ 20 (inteira).

AGENDA


>> Inverno Cultural
Até dia 27 em São João del-Rei, Barroso, Santa Cruz e Tiradentes, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas. Informações: www.invernocultural.com.br.

>> Festival de Inverno de Itabira
Até dia 28. Informações: www.culturaemitabira.com.br.

>> Festival de Inverno de Congonhas
Começa sábado e vai até dia 18. Informações: (31) 3731-3133.

>> Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

Até dia 28. Informações: www.festivaldeinverno.ufop.br.

EM ITABIRA

A 39ª edição do Festival de Inverno de Itabira tem agenda animada de shows com entrada franca na Praça do Areão. Sábado, às 20h30, o destaque é 'Atento aos sinais', espetáculo de Ney Matogrosso. No domingo, às 20h, será a vez de Paulinho da Viola cantar os clássicos de sua carreira.

MAIS SOBRE E-MAIS