Artista plástica Santa volta às galerias com a mostra 'Outros olhares'

Ex-aluna de Guignard, Santa estava fora do circuito há 10 anos

por Estado de Minas 03/07/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Maison E. Arte/divulgação
Obra da artista plástica Santa (foto: Maison E. Arte/divulgação)
'Outros olhares' marca a volta da artista plástica Santa às galerias, depois de passar 10 anos fora do circuito. Ex-aluna de Guignard, ela traz em suas cerâmicas as lições do mestre: o lirismo e a atenção às cores. O conjunto reúne 15 peças – pratos e vasos – em que não poderiam faltar os anjos, marca registrada da pintora.

Santa pinta cerâmicas previamente adquiridas, submetidas a temperaturas de até 800 graus. A artista nunca sabe exatamente o que vai sair do forno, mas gosta da textura conferida pelo calor e do aspecto vitrificado de seus pratos e vasos.

“Cria” de Guignard, ela conta que a espontaneidade e a liberdade de inventar são legados preciosos deixados pelo mestre. Os discípulos herdaram do pintor o amor à natureza, além da atenção a recantos sombreados e a incontáveis efeitos da luz do sol, por exemplo. As famosas aulas no Parque Municipal influenciaram o olhar da artista, inspirando o cenário de anjos que sempre a acompanharam.

Há seis décadas Santa se dedica aos pincéis. De 1952 a 1955, ela estudou com Guignard. Em 1957, mudou-se para o Rio de Janeiro, trabalhou por lá e recebeu o apoio do artista plástico Augusto Rodrigues. Em 1974, voltou para Minas Gerais e decidiu morar em Ouro Preto, onde manteve ateliê no Largo do Rosário.

OUTROS OLHARES
Obras de Santa. Maison Escola e Galeria de Arte, Rua Antônio Aleixo, 235, Lourdes, (31) 3261-5885. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 12h. Até dia 15.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS