Silviano Santiago vence o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL)

Autor foi premiado pelo conjunto de obra

por Carlos Herculano Lopes 03/07/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Antônio Duarte/Divulgação
Santiago foi escolhido por trabalhos de ficção e ensaio (foto: Antônio Duarte/Divulgação)
O romancista, crítico literário e ensaísta Silviano Santiago foi o vencedor do Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo conjunto de obra. O anúncio foi feito anteontem, na sede da ABL, no Rio de Janeiro. O escritor, mineiro de Formiga, receberá R$ 100 mil. No ano passado, o prêmio, que existe desde 1941, foi concedido ao escritor paranaense Dalton Trevisan.

Autor de obra reconhecida, que o coloca entre um dos intelectuais de maior prestígio no país, Silviano ganhou em 2010, também pelo conjunto de obra, o Prêmio Minas de Cultura. “A felicidade foi maior ainda pelo fato de ter vindo apadrinhado pelo nome de Machado de Assis, que é o autor da minha preferência”, comemorou.

Vivendo há muitos anos no Rio, onde se aposentou como professor da Universidade Federal Fluminense, depois de ter morado na França e nos Estados Unidos, Silviano Santiago está escrevendo novo romance, 'Mil rosas roubadas', que segundo ele “é bastante barra-pesada”, e conta a história de Ezequiel Neves (autor da canção que deu origem ao título do livro, em parceria com Cazuza), na fase em que o jornalista viveu em Belo Horizonte.

Autor dos romances 'Em liberdade', 'Uma história de família' e 'Heranças', entre outros, Santiago lançou recentemente a coletânea de ensaios 'Aos sábados, pela manhã'. Os outros vencedores do Machado de Assis deste ano foram Antônio Cícero (poesia), Lya Luft (romance), Luiz Raul Machado (infantojuvenil), Caetano Galindo (tradução), Sidney Chalhoub (história e ciências sociais), Pedro Meira Monteiro (crítica e história literária) e David França (pelo roteiro de 'Corações sujos').

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS