Exposições abrem a temporada de novos talentos no Palácio das Artes

Público poderá visitar as mostras 'Trato' e 'Corpo Tangente', até o dia 21 de julho, com entrada gratuita

por Agência Minas 02/07/2013 17:51

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Paulo Lacerda/ Divulgação
(foto: Paulo Lacerda/ Divulgação)
As duas primeiras exposições selecionadas no edital Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado, edição 2013/2014, 'Trato', de Sara Lambranho, e 'Corpo Tangente', de Bruno Rios, estrearam nesse sábado, 29, nas galerias Arlinda Correa Lima e Genesco Murta, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. As mostras ficarão disponíveis para visitação de terça a sábado, das 9h30 às 21h, e nos domingos das 16h às 21h, até o dia 21 de julho.

Formada pela Escola Guignard, a artista Sara Lambranho, vai apresentar uma instalação representa um jardim de plantas com espinhos. A ideia surgiu com o intuito de chamar a atenção das pessoas para a reflexão, de forma subjetiva e poética, sobre as relações entre o indivíduo e o ambiente urbano. Em Trato, Sara buscou na natureza um signo conflituoso que discute as delimitações entre os espaços públicos e privados.

A jovem já apresentou trabalhos em mostras como Carrossel no Sesc Palladium, JA.CA no Centro de Arte e Tecnologia de Nova Lima, Through the Surfade of the Pages na Universidade de Harvard em Boston (EUA), e no evento Noite Branca, em 2012, no Parque Municipal. Agora, em Trato, serão apresentadas obras inéditas da artista plástica.

Outra mostra que abre a temporada das exposições contempladas pelo edital de Artes Visuais é Corpo Tangente, do artista gráfico Bruno Rios. Para Bruno, o cotidiano é a principal inspiração para a realização de seus trabalhos. Corpo Tangente é a união de suas obras durante o período de 2010 a 2013. "Meu intuito é trabalhar o olhar lúdico do visitante, de forma com que cada um observe o dia-a-dia com mais cuidado, de uma forma leve", explica. Sobre a trajetória de Rios, podemos citar diversas participações em mostras como Deriva I e II, na UFMG, I Bienal Universitária de BH, Bang-VI Festival Internacional de Video Arte de Barcelona e foi vencedor da mostra EBA-UFMG, na qual foi premiado como melhor artista individual.

Para a diretora de programação da Fundação Clóvis Salgado, Fabíola Moulin Mendonça, a reabertura do processo representa uma oportunidade única tanto para a Instituição, quanto para os novos talentos mineiros. "O edital é um importante instrumento de política pública, ao democratizar o acesso de jovens artistas a um espaço consolidado como o Palácio das Artes. As exposições são fundamentais para que possamos apoiar e dar visibilidade a trabalhos mais experimentais e contemporâneos". 

Serviço:

'Trato' e 'Corpo Tangente'
Período expositivo: 29 de junho a 21 de julho de 2013
Local: Galeria Arlinda Corrêa Lima e Galeria Genesco Murta - Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537  Centro, Belo Horizonte
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Informações: https://www.fcs.mg.gov.br ou (31) 3236-7400

MAIS SOBRE E-MAIS