Acervo de Fernando Sabino será entregue à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Material conta com painéis, coleções de filmes, livros, revistas e mostra fotográfica

por Estado de Minas 19/06/2013 08:22

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Arquivo EM
Acervos de Fernando Sabino serão doados à Biblioteca Pública Estadual (foto: Arquivo EM)
O acervo de Fernando Sabino (1923 – 2004) agora pertence ao povo mineiro. Sexta-feira, o filho do autor, Bernardo, entregará à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa vasto material: exposição sobre a vida e obra do pai, composta por 16 painéis; 15 coleções de filmes sobre o cronista e romancista, somando 25 títulos; 10 coleções de livros e 10 mil exemplares de revistas com crônicas de Sabino.


O acervo compreende também mostra fotográfica com registros de momentos importantes da vida do autor (disponibilizada virtualmente), e coleção de 20 cartas de amigos de Fernando Sabino, entre eles Manuel Bandeira, Carlos Lacerda e Cyro dos Anjos.


Bernardo Sabino se dedica a manter viva entre os jovens a obra do pai, morto aos 81 anos. O projeto itinerante Encontro marcado com Fernando Sabino, inspirado em Viramundo (personagem do romance 'O grande mentecapto'), já promoveu em escolas de 44 cidades mineiras e paulistas intervenções inspiradas na obra do escritor, articuladas por alunos e professores. São apresentados longas e curtas-metragens, exposições de artes plásticas, fotografias e cartas, além de outros acervos.


Jornalista e escritor, Fernando Sabino nasceu em Belo Horizonte, em 12 de outubro de 1923. Publicou os primeiros contos aos 18 anos – com direito a elogios de Mário de Andrade – e escreveu um clássico da literatura brasileira, 'O encontro marcado' (1956), inspirado em sua juventude na BH dos anos 1940, quando “puxava angústia” ao lado dos amigos, os escritores Paulo Mendes Campos, Hélio Pellegrino e Otto Lara Resende.


Entre os livros de Sabino estão 'O homem nu' (1960), 'A mulher do vizinho' (1962) e 'O grande mentecapto' (1979) – adaptado para o cinema por Oswaldo Caldeira, com filmagens em Minas Gerais. Este ano, como parte das comemorações dos 90 anos do autor, vai estrear o filme O menino no espelho, rodado em Cataguases e inspirado no livro lançado em 1982

FERNANDO SABINO
Cerimônia de doação do acervo na sexta-feira, às 16h. Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21, Funcionários).

MAIS SOBRE E-MAIS