Obras de Selma Weissmann são reunidas na mostra 'Pinturas desenhos etc.', na Biblioteca Pública

Trabalhos da artista plástica podem ser conferidas até 28 de julho com entrada franca

por Walter Sebastião 03/06/2013 08:41

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Selma Weissmann/Reprodução
Pinturas de Selma Weissmann podem ser conferidas até o fim de julho na Biblioteca Pública (foto: Selma Weissmann/Reprodução)
“O que faço é pintura. O resto é diversão”, brinca Selma Weissmann, que abre exposição segunda-feira, às 19h30, na galeria da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade. A mostra leva o nome de 'Pinturas desenhos etc.' e traz também potes e garrafas pintadas pela artista plástica.

Novidade, anuncia Selma, é a atenção às árvores, “quase abstratas” em seus quadros. Elas vieram da decoração dos potes e garrafas. “Foi tão prazeroso fazer e ficou tão bonito que resolvi levá-las para as telas. O resultado foi ótimo”, conta.

Os desenhos são mais jocosos, antecipa a pintora. “Eles têm viés mais crítico, representam uma forma mais positiva de ver as coisas”, observa Selma Weissmann, lembrando que já fez caricaturas para jornais – adorava se dedicar a esse tipo de desenho quando era estudante da Escola Guignard.

“Ensino a meus alunos que desenho e pintura não têm nada a ver, são coisas diferentes. Mas, no fundo, há relação entre os dois. No meu caso, o volume da pintura depende muito do desenho”, explica. “Desenho dá domínio da mão, do pincel, e, independentemente disso, é lindo”, reforça.

Os potes são a busca da beleza, revela Selma Weissmann. “Eu resolvi aproveitar garrafas lindas que a gente fica com pena de jogar fora”, conta ela.

 

"Desenhos têm viés mais crítico, representam uma forma mais positiva de ver as coisas" - Selma Weissmann, artista plástica

 

Mistério Prima do escultor Franz Weissmann, Selma teve pais que cultivavam a escrita. Mas o gosto pela arte não veio desse convívio. “Minha dedicação à arte veio daquela curiosidade sobre o mistério de como se faz aquele trabalho, além de muito estudo e da pretensão de criar. Isso me cobrou uma vida inteira”, conclui a pintora, lembrando que há mais de 40 anos se dedica totalmente ao ofício.

 

PINTURAS DESENHOS ETC.
Abertura Segunda-feira, às 19h30, na Galeria da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21, Funcionários). De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; sábado, das 8h às 12h. Até 28 de julho. Entrada franca.

 

INTERATIVIDADE
É só uma carta de amor é o nome da exposição que o MOB Coletivo de Arte abre segunda-feira, às 19h, na galeria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho). Nessa mostra interativa, o público poderá escrever textos e deixá-los no local para que outros visitantes os leiam. Criado em Contagem, o coletivo é formado por cinco artistas plásticos ligados à música, cinema, literatura e fotografia. A galeria funciona de segunda a sexta feira, das 8h às 19h, com entrada franca. A exposição ficará em cartaz até o dia 14.

MAIS SOBRE E-MAIS