Sexta edição do Circuito da Cerâmica em Minas começa nesta quinta em Brumadinho

Evento será promovido nos ateliês das artistas Adel Souki, Erli Fantini e Inês Antonini

por Sérgio Rodrigo Reis 30/05/2013 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Beto Magalhães/EM/D.A Press
(foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press )
Alguns dos principais ceramistas mineiros encontraram no povoado de Palhano, na zona rural de Brumadinho, na Grande BH, o ambiente ideal para levar adiante seus experimentos com a argila. Depois de construir ateliês e fornos na região, o grupo começou a convidar alunos para participar do processo de criação. O número de interessados cresceu, dando origem ao Circuito da Cerâmica em Minas, cuja sexta edição será realizada até domingo.

As ceramistas Erli Fantini, Inês Antonini, Adel Souki e Beatriz Leite (voltada para o público infantil) abrirão ateliês para cursos de 20 horas/aula. A proposta é oferecer aos alunos a chance de vivenciar as possibilidades – e mistérios – que a argila oferece. Por mais que as técnicas sejam conhecidas e difundidas, o resultado é imprevisível quando a queima das peças termina.

Adel Souki propõe a construção de um pequeno forno a lenha minianagama e a queima em alta temperatura por 20 horas. Erli Fantini ensinará técnicas de modelagem com rolos de argila. Em sua oficina, Inês Antonini propõe reflexões sobre a questão da criatividade.

A novidade ficará por conta de Beatriz Leite, cuja oficina de introdução à modelagem em argila é voltada para crianças de 6 a 12 anos. A partir de técnicas básicas, a garotada vai aprender a usar ferramentas e executar projetos.

Inês Antonini conta que os circuitos são gratificantes. “Há interação e um processo bastante rico nesses encontros”, diz. Ela ensinará a técnica argila de papel, que permite produzir peças de fina espessura, mais resistentes, em larga escala.

6º CIRCUITO DA CERÂMICA EM MINAS
Desta quinta a sábado. Ateliês das artistas Adel Souki, Erli Fantini e Inês Antonini em Palhano, em Brumadinho. Informações: www.comarte.com e (31) 3491-2001.

MAIS SOBRE E-MAIS