Fórum das letras começa quarta-feira em Ouro Preto

Um dos destaques da programação é o autor Paulo César Araújo, que discute censura às biografias

por Carlos Herculano Lopes 29/05/2013 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jorge Bispo/divulgação
Escritor Paulo César Araújo (foto: Jorge Bispo/divulgação)
Começa quarta-feira, em Ouro Preto, a nona edição do Fórum das Letras. Até domingo, a cidade histórica receberá escritores e intelectuais de destaque do país. “A literatura de origem” é o tema da palestra de abertura, a cargo de Adélia Prado. A poeta fala às 19h, no Cine Vila Rica, com mediação da professora Guiomar de Grammont, coordenadora do evento. Às 21h, será apresentado o espetáculo 'Mulheres em chama'.

Antes da solenidade, debate abordará tema que vem provocando muita polêmica no país: “Biografias censuradas x Liberdade de expressão”. Paulo César Araújo, autor de livro proibido sobre a vida de Roberto Carlos, dividirá a mesa com o jornalista Carlos Andreazza e com o deputado federal Newton Lima (PT-SP), responsável pelo projeto que impede a censura a esse tipo de publicação. O evento ocorrerá às 15h, no Espaço Sesc, no anexo do Museu da Inconfidência.

Nesta quinta-feira, às 10h30, no Grêmio Literário Tristão de Ataíde (GLTA), o jornalismo será discutido por Cristiane Segatto e Humberto Werneck, com mediação de João Gabriel Lima. Às 14h30, no mesmo local, haverá homenagem aos 10 anos do Prêmio Sesc de Literatura, com depoimentos de alguns de vencedores, como Luísa Geisler, Lúcia Bettencourt, Rafael Gallo e Jeter Neves.

O Fórum das Letrinhas está programado para a Tenda Cultural da Vale, na Estação Ferroviária. Às 14h30 desta quinta, a escritora e ilustradora Ângela Lago conversa com o público; às 17h, no Cine Vila Rica, o bate-papo ficará por conta dos autores Adriana Armony, Francisco Viegas e Claudia Lage. Programação completa: www.forumdasletras.ufop.br. Informações: (31) 3559-3400.

MAIS SOBRE E-MAIS