Intervenção 'Buraco Branco' impressiona visitantes na Praça da Liberdade

Cubo branco com 4 pinturas gigantes fica exposto na praça até este domingo

18/05/2013 11:49

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Estevão Machado / Divulgação
(foto: Estevão Machado / Divulgação)
Um enorme cubo branco, disposto ao lado do coreto da Praça da Liberdade, tem chamado a atenção de quem caminha, visita ou passeia pelo ponto turístico da capital. Atraídas pelo objeto incomum, várias pessoas são convidadas a entrar no cubo e descobrir o que tem lá dentro. A surpresa ao se deparar com quatro enormes pinturas feitas à óleo pelo artista mineiro Estevão Machado é enorme.

Veja fotos da criação do 'Buraco Branco'

Confira fotos da instalação 'Buraco Branco', na Praça da Liberdade

É o caso da administradora Paula Martins, de 26 anos. Acostumada a caminhar na praça em alguns dias na semana, a jovem já tinha procurado saber do que se tratava quando a estrutura começou a ser montada. Nesta sexta-feira, matou a curiosidade e se encantou com o que viu. “É impressionante. As figuras são super realistas, os traços muito bem feitos. Parece até uma fotografia ampliada”, afirma. De acordo com Paula, a visita vale muita a pena. “Dá para entrar, mesmo que rapidinho, para se encantar com o trabalho”.

Fazer as pessoas entrarem em contato com sua obra era exatamente a expectativa do artista plástico Estevão Machado com a instalação 'Buraco Branco'. O nome já explica claramente o objetivo do projeto. É que as galerias de arte são conhecidas mundialmente pela expressão “cubo branco”. Já os buracos negros, a outra referência do nome, têm o poder de atrair objetos para dentro de si. Juntando as duas coisas, o artista tinha a expectativa de que as pessoas se sentissem atraídas a adentrar ao cubo branco. “A ideia é abrir uma fenda no cotidiano das pessoas, para elas entrarem, como se fosse uma poesia. E esse corte no cotidiano serve para que o público possa entrar em contato com a arte”, explica Estevão.

A ideia tem dado certo. O local já foi visitado cerca de 1500 pessoas desde que foi aberto, na última quarta-feira, e a organização espera que esse público aumente ainda mais até este domingo. O esteticista João Carlos Parreiras, de 32 anos, é um dos visitantes. Nesta sexta-feira, ao sair do trabalho, decidiu atravessar a rua ao avistar o cubo branco de seu ponto de ônibus. “Sou curioso. Tive que vir dar uma olhada!”, disse animado. O resultado agradou, e fez com que o jovem até a prometesse que ia indicar a obra aos seus colegas de trabalho. “Aqui em volta da praça tem muitos museus, mas nunca me senti convidado a entrar. O cubo me chamou atenção e eu não senti receio em visitar. Achei as figuras fantásticas e indico a visita”, anima-se.

De acordo com Estevão Machado, pessoas de todos os tipos e idades têm apreciado o trabalho, e a expectativa de público foi superada. “Não sei se é porque eu tenho ficado lá constantemente, mas todo mundo tem achado maravilhoso. O legal da praça é que a recepção é incrível. Já passaram grupos bem diferentes: o pessoal da luta antimanicomial, um grupo enorme da terceira idade. Nessa sexta, vários jovens, por causa do evento da Virada Cultural do Memorial Minas Vale. O público está bem universal”, comemora.

Quem quiser conferir o 'Buraco Branco', na Praça da Liberdade, tem até este domingo. A obra, formada pelas telas “Osso”, “Nome”, “Vôo” e “Véu”, todas feitas com óleo sobre tela, pode ser visitada de 9h às 21h. Depois da estadia na praça, o trabalho será exposto no atelier do artista, do dia 22 de maio a 15 de junho. O espaço fica localizado na Rua Joaquim Correia de Aquino, número 290, Bairro Camargos. As visitas devem ser marcadas com antecedência pelo número (31) 8843-3599.

'Buraco Branco' ainda será exposta no UniBH Campus Estoril, de 19 a 21 de junho. A universidade fica na Rua Líbero Leone, número 259, Bairro Buritis. Mais informações e fotos do trabalho na página oficial do artista, www.estevaomachado.com, ou na página do Facebook, facebook.com/buracobranco.

MAIS SOBRE E-MAIS