Gyuliana Duarte usa a arte do palhaço para falar de mitos femininos em seu espetáculo solo

'Xuleta mon amour' será encenado no galpão 3 da Funarte

por Ana Clara Brant 17/05/2013 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Marco Aurélio Prates/divulgação
(foto: Marco Aurélio Prates/divulgação)
Ela nasceu Barboleta, virou Leta e se transformou em Xuleta, a divertida palhaça encarnada pela atriz Gyuliana Duarte. Depois de 14 anos de “vida”, a personagem finalmente vai ganhar um espetáculo solo, que ficará em cartaz de sexta a domingo no Galpão 3 da Funarte.


“É um grande desafio, estava sentindo necessidade de ficar sozinha na caixa cênica. Não é fácil, ainda mais para uma palhaça”, comenta Gyuliana. Com linguagem circense e direção de Vera Abbud – a primeira integrante do Doutores da Alegria no Brasil –, 'Xuleta mon amour' aborda, com sutil comicidade, questões ligadas ao universo feminino, como o mito da beleza e a solidão.


“A gente brinca muito com o mito do amor perfeito e do príncipe encantado, além da questão do padrão de beleza imposto, que exige da mulher ser malhada, boazuda. Fazemos tudo isso de maneira muito divertida”, assegura a atriz.


Gyuliana conta que uma das atrações da peça é a interatividade, o que permite arrancar boas risadas da plateia e mudanças a cada encenação. “Apesar de ter roteiro fixo, dá a sensação de que a montagem nunca está pronta, mas sempre fresca e constantemente se moldando, até porque a plateia interage bastante comigo. Isso é bem bacana. Estou adorando, apesar do frio na barriga”, afirma a atriz.


Formada em artes cênicas pela UNI-Rio, Gyuliana Duarte sempre trabalhou no ambiente hospitalar. Ela é fundadora e coordenadora artística do Instituto Hahaha, organização não governamental de BH que nasceu dentro do Doutores da Alegria com o objetivo de levar saúde e alegria a hospitais, empresas e outros ambientes.

XULETA MON AMOUR
Com Gyuliana Duarte. Sexta e sábado, às 20h; domingo às 19h. Galpão 3 da Funarte (Rua Januária, 68. Floresta). R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Informações: (31) 3213-3084.

MAIS SOBRE E-MAIS