Tiradentes recebe festival de teatro a partir deste sábado

Batizada de Tiradentes em cena, a mostra reúne nove espetáculos adultos e oito infantis

por Carolina Braga 11/05/2013 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Nidin Sanchges/Divulgação
A montagem Till, a saga de um herói torto, do Galpão, será apresentada hoje, no Largo das Forras (foto: Nidin Sanchges/Divulgação)

Cenário de festivais consolidados no ramo do cinema e da gastronomia, Tiradentes receberá a partir de hoje o primeiro evento dedicado às artes cênicas. Batizada de Tiradentes em cena, a mostra reunirá nove espetáculos adultos e oito infantis, além de programação com debates e intervenções de rua até dia 18. Till, a saga de um herói torto, do Grupo Galpão, é um dos destaques da programação.

A grade será dividida em quatro eixos temáticos. Cena de sucesso levará para a cidade espetáculos consagrados pela crítica e sucesso de público, tal como Poema bar, protagonizado pelo ator Alexandre Borges. Cena encontro fará com que artistas locais e universitários apresentem seus trabalhos. Nela se apresentarão alunos de artes cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem ainda a Cena infantil, com o objetivo de levar uma nova perspectiva não só para as crianças, como também para os pais; e a Cena paralela, espaço dedicado aos debates. É nessa janela da programação que o ator e diretor do Grupo Galpão, Chico Pelúcio, mediará um bate-papo sobre teatro de grupo.

"A ideia principal é colaborar com a circulação de peças renomadas, que são destaque, mas não alcançam as cidades pequenas", explica a idealizadora, Aline Garcia. Além de Till, A descoberta das Américas, espetáculo solo de Júlio Adrião, é outro exemplo de montagem que ainda não havia chegado ao município. O espetáculo será apresentado quarta-feira, no Centro Cultural Yves Alves, o único teatro tradicional de Tiradentes.

Além das praças, as cenas serão apresentadas em palcos alternativos, como a Biblioteca do Ó, o Museu da Liturgia e o Museu Padre Toledo. "Não vamos ter uma tenda, como na Mostra de Cinema. Queremos ocupar os espaços. Somente para o Poema bar montamos uma estrutura na praça. O restante é ocupação mesmo", frisa a coordenadora. Toda a programação tem entrada franca. 

PROGRAMAÇÃO

:::Hoje
19h – Abertura oficial com o ator Luiz Salém e abertura da exposição 20 anos do Grupo Oficina de Teatro Entre&Vista
21h – Till, a saga de um herói torto, Grupo Galpão, Largos das Forras

:::Amanhã
14h – Água, lençol e saudade, Cia Pulso, Chafariz São José
16h –Grupo Osquindô (Mariana), Largo das Mercês
20h – Repetition, direção de Walter Lima Júnior, Sesi Centro Cultural Yves Alves

:::Segunda-feira
20h – Poema bar, com Alexandre Borges, Largo das Forras 

Informações: www.tiradentesemcena.com.br

MAIS SOBRE E-MAIS