Fotógrafo paraense Mariano Klautau Filho é convidado do Foto em Pauta desta sexta-feira

Evento será promovido no Multiespaço Oi Futuro Klauss Vianna

por Ailton Magioli 26/04/2013 08:05
Mariano Klautau Filho/Divulgação
Fotografia do paraense Mariano Klautau Filho que integra o Foto em pauta (foto: Mariano Klautau Filho/Divulgação)
Convidado do Foto em pauta, que volta a ocupar o Multiespaço Oi Futuro Klauss Vianna nesta sexta-feira, o fotógrafo paraense Mariano Klautau Filho, de 49 anos, vê no projeto a oportunidade para falar sobre o processo criativo. “Como atuo também como pesquisador da área de arte-fotografia, acho que esta é uma chance para trocar ideias sobre a foto não só como arte, mas como expressão também”, avalia Mariano, que trabalha o conceito de memória poética em espaços urbanos, criando narrativas e diálogos entre personagens e esses lugares.


O fio condutor de Mariano Klautau com o público será as várias séries que ele vem produzindo, com destaque para 'Finisterra', que esteve em cartaz na Fauna Galeria, de São Paulo, em 2010. “Na oportunidade, aproveito para falar um pouco de minha trajetória, abrindo espaço para os projetos que coordeno como curador”, anuncia o fotógrafo, lembrando que 'Finisterra' é uma série de coletivas individuais. Natural de Belém do Pará, Mariano Klautau é graduado em comunicação social, mas a sua formação na área da fotografia passa pelo ateliê Foto Ativa, de Belém, que desde os anos 1980 se transformou em núcleo de produção do setor, com o desenvolvimento de variados projetos.

“Muitos fotógrafos de Belém passaram pelo Foto Ativa”, recorda Mariano, que, embora tenha se iniciado no setor solitariamente, acabou tendo o ateliê como responsável por sua formação. Embora seja formado em jornalismo, como faz questão de lembrar, ele nunca atuou em jornais. “À exceção da área cultural”, ressalta. “As experiências no Foto Ativa e na área de comunicação acabaram me levando para um fotografia mais direcionada para o campo da arte”, acrescenta o fotógrafo, que, posteriormente, acabou se transformando em pesquisador de fotografia.

Professor da Universidade da Amazônia, paralelamente às aulas de fotografia Mariano Klautau Filho faz doutorado em história da arte. “Daí o trabalho artístico ir-se cruzando aos poucos como a foto”, repara ele, que vem construindo carreira dentro da pesquisa acadêmica. Com obras nos acervos do Museu de Fotografia da Cidade de Curitiba, Museu do Estado do Pará, Coleção Joaquim Paiva, do Museu de Arte Moderna de São Paulo e na Coleção Pirelli, da mesma instituição, Mariano vem expondo sua obra no Brasil e no exterior. Em Belo Horizonte, ele vai aproveitar o Foto em pauta para apresentar à plateia algumas fotos da série 'Finisterra' por meio de projeção.

FOTO EM PAUTA – MARIANO KLAUTAU FILHO
Nesta sexta-feira, às 19h30, Multiespaço Oi Futuro, Avenida Afonso Pena, 4.001, Térreo, Mangabeiras. Entrada franca, com lugares limitados. Informações: (31) 3229-3131.

MAIS SOBRE E-MAIS