Seis projetos mineiros foram selecionados no Programa Petrobras Cultural

forumdoc.bh. e Mostra de Cinema de Tiradentes estão entre os projetos que serão beneficiados pelo Programa

por Fernanda Machado Correio Braziliense 25/04/2013 18:29

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Maíra Cabral/ Portal Uai
Mostra de Cinema de Tiradentes está entre os projetos contemplados no Edital de 2012 (foto: Maíra Cabral/ Portal Uai)
A Petrobras divulgou, nesta quinta-feira, 25, a lista final dos projetos contemplados na seleção pública do Petrobras Cultural 2012. Dos 134 projetos aprovados em onze áreas culturais, cinco são mineiros. São eles: forumdoc.bh.2013; 17º Festival de Cinema de Tiradentes; Duas Viagens; Memorial do Pão de Santo Antônio; A Cidade Onde Envelheço.

Participaram da seleção 4.309 projetos de todo o país. A região que teve a maior aprovação foi o Sudeste com 69 projetos, sendo 34 do Rio de Janeiro e 28 de São Paulo.


Ao todo, serão destinados R$ 67 milhões divido entre os projetos, maior valor oferecido pela Petrobras nos últimos dez anos. Outra novidade nesta edição foi a criação de duas novas áreas de seleção: Circulação de Exposições e Apoio a Artistas,  Grupos ou Redes Musicais. E ainda o aumento para três anos do período de patrocínio à Manutenção de Grupos e Companhias de Teatro e à Manutenção de Grupos e Companhias de Dança. Durante as nove edições, a Petrobras já destinou R$ 380 milhões e contemplou 1.435 projetos em todas as regiões do país.

Conheça os projetos arpovados por Minas Gerais

 

Memória do Pão de Santo Antônio: Restauração, tratamento técnico e exposição do acervo documental, do

mobiliário e do maquinário dos jornais Pão de Santo Antônio e Voz de Diamantina, publicados

até o início do século XX e impressos pelo método tipográfico.

 

forumdoc.bh.2013 17º Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte:Realizado em 16 edições anuais e consecutivas desde 1997 é considerado hoje uma referência para o segmento audiovisual no Brasil. Seu principal objetivo é exibir, em sessões gratuitas, um panorama diversificado de filmes documentários e etnográficos de vários países e filmes ficcionais e experimentais que dialogam com o gênero.

 

 

17ª Mostra de Cinema de Tiradentes: Em edições anuais e consecutivas desde 1998, a Mostra de Cinema de Tiradentes

tem testemunhado o surgimento de uma nova geração do cinema e oferece-se como um espaço enriquecedor, singular, temático, que apresenta o cinema brasileiro contemporâneo, o pensamento crítico e propõe um ângulo de discussão, formação e exibição diferenciado que aprofunda o conhecimento do nosso cinema e seus caminhos, anunciando em tempo

presente, o futuro de uma nação.

 

A Cidade Onde Envelheço: O filme aborda as descobertas, desejos e a experiência cotidiana de uma jovem portuguesa que vem para o Brasil na esteira do cansaço político e da crise econômica que atinge seu país. O fio condutor é o diário de Teresa. A partir de suas reflexões e encontros, o filme assume um olhar estrangeiro para retratar as transformações vividas por ela em uma das maiores capitais do país (Belo Horizonte), trazendo à tona os novos sentimentos que pautam a relação histórica (e ambígua) de amizade e dominação entre Brasil e Portugal.

 

 

Duas Viagens: Romance de múltiplos enredos, mas centrado em duas grandes linhas narrativas que se entrecruzam. A primeira narra, através de um diário, a viagem dos amigos Murilo e Humberto desde Juiz de Fora (Zona da Mata) até Divisa Alegre (Norte de Minas, divisa com a Bahia) recolhendo material para um documentário. A segunda emula uma decupagem das cenas do documentário, reunindo depoimentos e histórias. A estrutura do romance intercala as duas linhas narrativas, entre as notas pessoais de Murilo e as vozes que configuram o discurso coletivo dos habitantes em torno da BR-116.

MAIS SOBRE E-MAIS