Exposição 'Videoarte 2013' reúne trabalhos de Niura Bellavinha, Cao Guimarães, Eder Santos entre outros

Mostra fica em cartaz até 23 de junho no Teatro Oi Futuro

por Sérgio Rodrigo Reis 23/04/2013 08:18

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Tadeu Jungle/Divulgação
Vídeo do artista Tadeu Jungle integra mostra do Oi Futuro (foto: Tadeu Jungle/Divulgação )
A artista plástica Niura Bellavinha estava no interior de Minas quando resolveu pedir a um garoto que lhe ensinasse a soltar uma pipa. Filmou tudo. Quando o objeto finalmente ganhou os ares, perguntou o que poderia acontecer em seguida. Respondeu: “Se passar uma nuvem...”. A dúvida só foi resolvida quando surgiu uma nuvem carregada, que envolveu a pipa de papel de seda vermelho. O garoto puxou de volta, pegou a mão da artista e colocou-a sobre o material umedecido, transferindo a cor para as mãos dela. A situação a inspirou em um dos vídeos que será apresentado numa sala especial na exposição 'Videoarte 2013', a partir desta terça-feira, às 20h30, no Oi Futuro.

A mostra, com curadoria de Alberto Saraiva, dedica duas outras salas a artistas locais. Cao Guimarães e Eder Santos. Eles ganharão espaço ampliado para exibir, respectivamente, 'Limbo' (2011) e 'Pilgrimage' (2010). O projeto se completa com uma seleção da produção nacional recente de obras já exibidas no Rio de Janeiro feitas por Nazareno, Maria Lynch, Alessandro Sartore, Tadeu Jungle, Ricardo Barreto e Maria Hsu, Albano Afonso, Cid Campos, Lenora de Barros, Marcos Chaves, Jozias Benedicto e Ricardo Carioba.

A intenção do curador foi realizar um recorte da produção nesse campo da arte no Brasil durante os anos 2000. “Há 10 anos pesquiso esse grupo e fui anotando os nomes de trabalhos.” A opção quando foi convidado a realizar uma exposição dentro desse contexto foi lançar mão daquelas pesquisas para destacar a linguagem da videoarte que, para ele, é dos segmentos da arte contemporânea mais representativos.

“O vídeo tem mecanismos de absorção de atenção vinculado diretamente ao cotidiano das pessoas que utilizam computadores, filmam, postam vídeos, fotografam no celular. O futuro será cada vez mais dinâmico em relação ao acesso das tecnologias. É significativo que artistas investiguem não só a mídia como o comportamento das pessoas em relação a elas.” Quem for ao Oi Futuro poderá conferir como, diante de um mundo cada vez mais imagético, a obra de arte se estabelece.

Videoarte
Abertura nesta terça-feira, às 19h30, na Galeria 1, do Oi Futuro (Avenida Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras). A mostra vai até dia 23 de junho, de terça a domingo, das 13h às 21h. Entrada franca. Classificação: livre.

MAIS SOBRE E-MAIS