Sarau Vira-Lata será promovido nesta terça-feira na sede do Espanca!

Iniciativa independente abre espaço para declamações, canções e até manifestos

por Carolina Braga 16/04/2013 08:49

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Alexandre Guzanche/EM/D.A Press
O poeta Kdu dos Anjos garante que a tribuna do Sarau Vira- Lata é para todos (foto: Alexandre Guzanche/EM/D.A Press)
Dentro da sua lógica itinerante, o Sarau Vira-Lata estaciona nesta terça-feira na sede do Espanca! para mais uma edição. Desde agosto de 2011, poetas, performers, artistas em geral e também quem simplesmente quer se expressar se encontra para colocar as ideias para fora em mais um evento realizado em Belo Horizonte que tem a ocupação do espaço urbano como norte. “Nossa marca é a diversidade, a mistura. Daí o nome vira-lata. Bem livre mesmo”, comenta o poeta Kdu dos Anjos, um dos idealizadores.

No Sarau Vira-Lata é assim: quem quiser cantar canta, quem quiser declamar, declama, e até quem desejar ler um manifesto terá espaço para isso. A iniciativa totalmente independente partiu de Kdu, André Martins, Mário Apocalypse, Raison Lucas e Renato Negrão, o chamado Sindicato dos Cachorros de Rua. No primeiro encontro foram 15 pessoas e, desde então, o número se torna mais robusto. Pelos cálculos dos organizadores, cerca de 200 poetas têm participado das edições quinzenais do sarau.

Foram cerca de 30 saraus pelas ruas, praças, museus, bibliotecas e centros culturais de BH. É tradição não utilizar nenhum equipamento de som nos encontros realizados na rua, mas como esta noite será dentro de um teatro, os poetas poderão usar a iluminação do local. Segundo Kdu dos Anjos, será um elemento a mais para garantir maior expressividade.

“A gente tem fama de ser um sarau mais jovem, mais pra cima”, diz Kdu. Sendo assim, a edição de hoje está prevista apenas para começar dentro da sede do grupo Espanca!, depois deve se espalhar pelas redondezas. Os interessados em declamar devem fazer inscrição assim que chegar ao local. Todos os nomes são colocados dentro de um chapéu e ganhará a palavra quem for sorteado.

Ainda uma ação totalmente independente, a ideia é que o Sarau Vira-Lata ganhe novo blog até o fim do mês, para publicação do conteúdo apresentado nos eventos públicos. “Nosso foco é ocupação e poesia, estamos cheio de planos”, anuncia Kdu.

SARAU VIRA-LATA
Teatro Espanca!. Rua Aarão Reis, 542, Centro, (31) 3657-7348. Hoje, 20h. Entrada franca

MAIS SOBRE E-MAIS