Livro compila pesquisas sobre impacto da internet no cotidiano

Especialistas lusófonos investigam efeitos das tecnologias de comunicação em 'Internet - Comunicação em rede', que tem edições virtuais gratuitas para ampliar debate

por Bossuet Alvim 15/04/2013 16:10

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
(foto: Divulgação)
As mudanças sociais geradas a partir das novas ferramentas de comunicação — em especial as do ambiente virtual — são o tema em comum de 14 artigos reunidos no livro 'Internet - Comunicação em rede', lançado no último fim de semana em Lisboa. A escolha da capital portuguesa para o primeiro passo da publicação é icônico: todos os textos são assinados por pesquisadores lusófonos (que têm o português como primeira língua), de Portugal, Brasil e Guiné-Bissau. A organização do material é fruto da parceria entre o brasileiro Branco Di Fátima, jornalista e blogueiro do Portal Uai, com a jornalista portuguesa Ana Pinto Martinho.

Todos os trabalhos compilados em 'Internet - Comunicação em rede' são fruto de projetos de investigação desenvolvidos entre 2012 e 2013. O sociólogo Gustavo Cardoso, que assina a apresentação do livro, introduz a obra como projeto em andamento, característica natural das ideias na chamada Era da Informação. "Este livro é também um espelho da cultura criativa influenciada pelas redes. Ou seja, as ideias feitas morreram. A nossa cultura é uma cultura de ideias não feitas", escreve o especialista em referência às mudanças cada vez mais aceleradas de conceitos e paradigmas, que seguem em mutação graças à interação entre pessoas no ambiente da internet.

Branco Di Fátima, que integra no Portal Uai a equipe do blog Alfandegário, destaca que os estudos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tratam de uma situação histórica que demanda abordagem especial: os nossos tempos. "Este momento histórico é marcado, mais do que outros que o precederam, pela intensa conetividade, rápida circulação de informações e a criação de utopias alternativas que têm por matriz as vidas humanas que formam a internet", observa o comunicólogo e organizador da obra.

 

Fiel às características do contexto que aborda, o livro 'Internet - Comunicação em rede' tem versões para download gratuito nos formatos PDF, Kobo e Kindle, além de edição exclusiva para celular e tablet. Parte da edição impressa da obra será doada para bibliotecas públicas e universitárias de países lusófonos, com a intenção de expandir o alcance dos estudos compilados e promover novas investigações baseadas nestes trabalhos.

 

Acesse as versões online de 'Internet - Comunicação em rede:  Edição digital | PDF | Mobile (para IOS e Android) | Kobo | Kindle

 

MAIS SOBRE E-MAIS