Délcio Vieira Salomon faz sua estreia no romance e lança 'Thauma'

Lançamento será nesta terça-feira, às 19h, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

por Carlos Herculano Lopes 09/04/2013 08:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Euler Jr./EM/D.A Press
Délcio Vieira Salomon cria personagem que dialoga com a filosofia (foto: Euler Jr./EM/D.A Press)
Professor, ex-diretor da Fafich/UFMG e fundador do Instituto de Psicologia da PUC Minas, Délcio Vieira Salomon faz sua estreia no romance e lança 'Thauma', nesta terça-feira, em Belo Horizonte. Autor de 'Quase memória de uma rua sem memória', delicioso texto de evocações de lembranças antigas, o escritor conta que resolveu partir para a ficção meio por acaso, quando estava escrevendo sua tese de livre docência, 'A maravilhosa incerteza', que foi lançada em livro em 2000 pela Editora Martins Fontes. “Na ocasião, tive de me ocupar do problema da serendipidade, um conceito que foi descoberto por Walter B. Cannon em 1945. Foi então que resolvi escrever o romance e criei o personagem Thauma, um ser ambíguo, que tanto pode ser homem como mulher”, conta Salomon.

De acordo com o professor, foi o entusiasmo que acabou jogando-o nos braços da ficção e o fez transformar Thauma do Teeteto em personagem de uma narração, mesmo que fosse como pano de fundo, mas numa situação que predominasse a reflexão. “Assim surgiu o projeto de relacionar filosofia e mitologia, como foi sempre o leitmotiv de Platão e dos filósofos da Grécia Antiga.”

Mas para chegar aonde queria, precisou de um bom tempo de maturação, tanto que a primeira parte do romance ficou pronta há quase 10 anos e só recentemente foi acoplada a ela o segundo capítulo da história. Para Tresinka Pereira, professora de literatura, é impossível largar o livro depois de começar a leitura. “A atração que ele pode exercer sobre a nossa vontade de leitor vem da complexidade do mesmo, porque tem de tudo o que a nossa curiosidade precisa”, registrou.

Thauma
Lançamento do livro de Délcio Vieira Solomon. Nesta terça-feira, a partir das 19h, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa,
Praça da Liberdade, 21, Funcionários.

MAIS SOBRE E-MAIS