Escritor Iain Banks anuncia fim da carreira após diagnóstico de câncer terminal

Autor escocês divulgou em comunicado que próximo lançamento será sua última obra literária

por AFP 03/04/2013 19:47

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
(foto: Divulgação)
O escritor escocês Iain Banks revelou nesta quarta-feira que padece de um câncer avançado na vesícula biliar e provavelmente só lhe restam alguns meses de vida, através de uma mensagem publicada em seu site pessoal. Banks, de 59 anos, acrescentou que o romance que publicará este ano, 'The quarry', provavelmente será sua última obra literária.

"Tenho câncer", afirmou o autor em uma declaração postada no site www.iain-banks.net, onde explica que a doença diagnosticada no início de março "está se estendendo ao fígado e provavelmente também ao pâncreas e alguns nódulos linfáticos".

"A conclusão agora, temo, é que, enquanto paciente de um câncer avançado na vesícula biliar, a perspectiva é que viva 'vários meses' e é muitíssimo pouco provável que eu viva mais de um ano", acrescentou. Banks anunciou que, em consequência, cancelou todos seus compromissos públicos para poder dedicar-se o tempo que resta à família.

E com o humor negro que caracteriza suas obras, acrescentou havia pedido sua companheira, Adele, para que "se torne sua viúva". "Quando isso for publicado, estaremos casados e fazendo uma curta viagem de lua de mel", assinalou.

Iain Banks publicou seu primeiro romance, 'The wasp factory', em 1984, e três anos mais tarde 'Consider Phlebas', seu primeiro título de ficção científica, gênero que sempre diferenciou do resto de sua obra intercalando uma letra "M" entre seu nome e sobrenome.

 

Em 2008, o jornal The Times incluiu Banks entre os 50 melhores escritores britânicos desde 1945.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS