Obras de Jarbas Juarez são reunidas na exposição 'Variações', na Galeria da Escola Guignard

Artista se inspirou na estética do pintor holandês do século 17

03/04/2013 08:27

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Samuel Martins/Divulgação
(foto: Samuel Martins/Divulgação)
A inspiração veio da obra de Johannes Vermeer (1632-1675), autor, entre outras, da célebre pintura 'Moça com brinco de pérolas'. Durante três anos, na década de 1980, o artista plástico mineiro Jarbas Juarez se inspirou no universo pictórico do pintor holandês para realizar uma série de obras que, agora, ele mostra pela primeira vez ao público na exposição 'Variações', a ser aberta nesta quarta-feira, às 19h, na Galeria da Escola Guignard.

São 180 releituras feitas utilizando-se das mais variadas técnicas, entre desenho, pintura, escultura e cerâmica. A intenção do artista foi não se repetir, por isso a opção por utilizar materiais diversos como prego, fibra de vidro, papel machê, madeira, pedra-sabão e outros materiais. A coleção não será apresentada integralmente, mas num recorte de objetos e desenhos que atualmente pertence ao acervo da Escola Guignard.

Nascido em 1936, em Coqueiral, Minas Gerais, Jarbas Juarez Antunes foi aluno de Guignard, fundador e professor da Escola de Belas Artes da UFMG. Pintor, muralista, escultor, desenhista, gravador, designer gráfico, ilustrador, professor e jornalista, é um dos mais atuantes artistas mineiros.

Variações
Exposição do artista plástico Jarbas Juarez. Abertura nesta quarta-feira, às 19h, na Galeria da Escola Guignard (Uemg), Rua Ascânio Burlamarque, 540, Mangabeiras. Até dia 18, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 21h.

MAIS SOBRE E-MAIS