Alessandra Drummond e Rafael Neumayr promovem bate-papo gratuito sobre Direito aplicado ao Entretenimento

Advogados são os autores do livro 'Direito e Cultura - Aspectos Jurídicos da Gestão e Produção Cultural'

19/03/2013 13:52

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Sávio Leite / Divulgação
(foto: Sávio Leite / Divulgação)
Os advogados e diretores do Grupo AM&DN Alessandra Drummond e Rafael Neumayr promovem, nesta quarta-feira, um bate-papo sobre Direito aplicado ao Entretenimento. Autores do livro 'Direito e Cultura – Aspectos Jurídicos da Gestão e Produção Cultural', lançado no ano passado, os profissionais têm como objetivo tirar dúvidas de pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar no meio cultural, em relação às questões legais que permeiam a área atualmente. A palestra será promovida na Fnac do BH Shopping, às 20h. A entrada é gratuita.

 

De acordo com Alessandra, a ideia de promover esse bate-papo surgiu de uma necessidade de discutir os aspectos jurídicos da produção cultural, principalmente por causa do momento de mudanças que a área vive. “Estamos em um tempo de definição de políticas públicas de cultura. As pessoas têm que estar informadas a respeito dessa legislação, para que consigam fazer um trabalho adequado para o desenvolvimento da economia criativa”, explica Alessandra.


Com mediação do gestor cultural e assessor de planejamento do Grupo Galpão, Romulo Avelar, a palestra é indicada para artistas, produtores, empresários e, é claro, advogados, servidores públicos, representantes de entidades de classe, estudantes e coordenadores dos cursos de graduação e especialização em Direito que tenham interesse no tema. O que Alessandra ressalta é que, assim como no livro, o objetivo é promover uma discussão com uma linguagem que fuja um pouco da academia. “A ideia é que o livro fique na mesa do produtor cultural, como uma ferramente de busca de um início de informação. Um livro de consulta, que pode ajudar a resolver problemas imediatos”, afirma.


Como o tema pode dar vazão a vários tópicos, o bate-papo será guiado pelas perguntas do público, ou seja, será discutido o que for de interesse mais emergencial dos presentes. No entanto, Alessandra acredita que alguns assuntos com certeza serão tratados. “A ideia é fazer uma coisa mais livre, de demanda espontânea. Mas tópicos como Vale Cultura, reforma da Lei de Incentivo à Cultura, licenciamento de eventos e alguns outros marcos culturais devem surgir certamente”. Para ampliarem ainda mais o entendimento sobre o tema, os autores vão apresentar cases e suas experiências vindas da prática diária do direito aplicado ao Entretenimento.


Profissionalização O convite de Alessandra e seu colega Rafael Neumayr para o bate-papo desta quarta-feira é, na verdade, uma espécie de porta de entrada para que os gestores e produtores culturais busquem cada vez mais informações a respeito do tema. De acordo com a advogada, é extremamente necessário que os profissionais que pretendem se enveredar pela área cultural, principalmente se apoiando em leis de incentivo e iniciativas do governo, conheçam e saibam lidar com os aspectos jurídicos ligados ao trabalho. “Hoje em dia, o produtor cultural tem que buscar a profissionalização. Já existem cursos de graduação e pós-graduação na área. Se não for possível pelo meio acadêmico, existem vários cursos hoje em dia que ajudam a ganhar um conhecimento sobre o meio cultural”, diz.

Bate-papo com os autores do livro “Direito e Cultura: Aspectos Jurídicos da gestão e produção cultural”
Debatedores: Alessandra Drummond e Rafael Neumayr (AM&DN)
Mediador: Romulo Avelar
Data: 20 de março de 2013, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Livraria Fnac – BH Shopping (BR 356, 3049, Belvedere, BH/MG)
Informações:www.direitoecultura.com.br

Telefone: (31) 8219-9739
 


MAIS SOBRE E-MAIS