Costume mineiro de ornamentar ruas com tapetes coloridos é tema de oficina e concurso

Atividades são oferecidas e incentivadas pela Fundação de Arte de Ouro Preto. Os tapetes devocionais são uma das mais significativas manifestações populares mineiras

por Agência Minas 15/03/2013 18:36

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Flavia Soares / Agência Minas
A Faop incentiva a continuidade da tradição mineira de ornamentar as ruas com tapetes coloridos (foto: Flavia Soares / Agência Minas)
A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) oferece, nesta terça-feira (19), oficina que abordará a importância do costume mineiro de ornamentar as ruas para a passagem da procissão no domingo de Páscoa e as técnicas para tingimento dos materiais e montagem dos tapetes. A oficina será no Núcleo de Arte da Faop, de 9h às 12h, sob a coordenação da professora Ana Célia Teixeira, com a participação da artista Ana Fátima Carvalho. No total, são 20 vagas gratuitas. As inscrições devem ser feitas diretamente no Núcleo de Arte, localizado à praça Antônio Dias, nº 80, bairro Antônio Dias. Os tapetes devocionais representam uma das mais significativas manifestações populares, e a Faop realiza um importante trabalho como incentivadora da continuidade dessa tradição cultural com o projeto "Tapete+Arte". Todos os anos, a Fundação se une à comunidade ouro-pretana e aos turistas para a montagem dos tapetes, preparando as ruas para receberem a Procissão da Ressurreição na manhã do domingo de Páscoa. Para incentivar ainda mais a população a participar dessa iniciativa, a Faop promove concurso de desenho para servir de molde a um tapete devocional. Neste ano, o desenho vencedor será feito no adro da Igreja São Francisco de Assis. O concurso é voltado aos alunos, ex-alunos e funcionários da Faop e a toda a comunidade de Ouro Preto. Os interessados podem se inscrever até 20 de março, de 8h às 17h, nas secretarias dos Núcleos da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade. A votação para escolha do desenho vencedor ocorrerá nos dias 21 e 22 de março, e o resultado será divulgado a partir do dia 25 de março. O edital completo do concurso com as normas de apresentação do desenho e a premiação dos vencedores está disponível no site da instituição: www.faop.mg.gov.br. Mais informações pelo telefone 3551-5052.

MAIS SOBRE E-MAIS