Começam as homenagens ao Brasil em feiras literárias da Alemanha

Nove escritores brasileiros participam das atividades em Leipzig, que vão até domingo, 17, em 20 mesas de literatura, debates e encontros com escritores

por Agência Brasil 14/03/2013 13:39

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ismar Ingber/Divulgacao
O escritor mineiro Ziraldo é um dos convidados da feira de Frankfurt, que acontece em outubro (foto: Ismar Ingber/Divulgacao )
Começou nesta quinta-feira, 14, a Feira do Livro de Leipzig, na Alemanha, uma prévia da Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento literário do mundo, que ocorre em outubro e este ano homenageará o Brasil. Nove escritores brasileiros participam das atividades em Leipzig, que vão até domingo, 17, em 20 mesas de literatura, debates e encontros com escritores. Também há eventos programados para as cidades de Berlim, Colônia e Frankfurt até terça-feira, 19.


A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) convidou os escritores Carola Saavedra, Age de Carvalho, Luis Krausz, João Almino, Rafael Cardoso, Tatiana Salem Levy, Ronaldo Wrobel, Ronaldo Correia de Brito e Ricardo Domeneck, por já terem obras publicadas na Alemanha e indicações da Associação de Promoção da Literatura da África, Ásia e América Latina (LitPRom) para editoras alemãs.

 

No estande da Feira do Livro de Frankfurt, foi anunciada a lista dos 70 autores brasileiros que vão ao evento de outubro. Serão 22 mulheres e 48 homens, 33 autores de prosa, 11 infanto-juvenis, oito poetas, seis críticos e oito autores na área de conhecimentos e biografias, além de quatro autores de história em quadrinho ou graphic novel (romance gráfico). Representando Minas Gerais estão escritores como Ziraldo, Adélia Prado e Ruy Castro. O estado com o maior número de representantes é São Paulo, com 22. O Rio de Janeiro terá 14 escritores em Frankfurt.

De acordo com a FBN, a comitiva que vai a Frankfurt foi selecionada com a curadoria de Manuel da Costa Pinto, Antonio Martinelli e Antonieta Cunha, para apresentar a variedade literária brasileira mostrando também as transições culturais mais recentes. Também foram respeitados o equilíbrio entre escritores consagrados e a nova geração, a variedade de gêneros e a qualidade estética.

Sexta-feira, 15, em Leipzig, a FBN apresenta o Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros no Exterior. No sábado, 16, está marcada a Noite Brasileira, com o encontro dos nove escritores que farão leituras rápidas de suas obras.

Em 2012, a Feira de Leipzig recebeu 2.071 editores de 44 países e cerca de 160 mil visitantes. Em outubro, a Feira do Livro de Frankfurt também vai contar com a riqueza cultural brasileira em exposições, teatro, cinema e música.

MAIS SOBRE E-MAIS